NotíciasTissue no Mundo

Em sua 4ª edição, iT’s Tissue apresenta as principais inovações para o mercado

O Tissue Online acompanhou as novidades expostas no evento, que reúne os principais players da indústria de tissue

Entre os dias 6 e 10 de junho, ocorreu a quarta edição da iT’s Tissue, em Lucca, na Itália. Desde 2013, a Tissue Italy Network, associação formada por fabricantes de máquinas e equipamentos para o setor de tissue, abre as portas num cronograma itinerante, realizado a cada três anos.

O fundador do Tissue Online e CEO do Nexum Group, Felipe Quintino, acompanhou durante a última semana os open houses que aconteceram na cidade de Lucca, a capital mundial do tissue.

“Lucca é considerada a capital mundial do tissue. Isso porque é o lugar que se concentra o maior número de fábricas por quilômetro quadrado no mundo e o maior volume de produção da Itália, mais de 70% da produção de tissue do país é fabricado aqui em Lucca”, explicou Quintino. A cidade também tem o maior número de fabricantes de máquinas de papel, equipamentos e seus acessórios, bem como linhas de conversão, e outros fornecedores da cadeia produtiva de tissue.

Com concentração na Tissue Home, ônibus saíram do centro da cidade com cronograma marcado para as visitas aos diversos fabricantes, que ofereceram de duas a três sessões por dia de apresentações com demonstração de máquinas e soluções.

“É um dia itinerante em que você consegue visitar duas ou três fábricas e conhece suas soluções. Tudo o que tem de mais moderno – lançamentos que estão acontecendo no mundo do tissue – está sendo apresentado aqui”, disse o fundador do Tissue Online, que conferiu essas novidades em primeira mão.

Foram dois anos de pandemia durante os quais o mercado esperou pela volta dos eventos e se preparou para os open houses a fim de trazer o que há de mais novo na fabricação de papel, destacando temas como a redução do consumo de energia. “A sustentabilidade foi muito explorada entre os participantes, que apresentaram soluções com zero combustíveis fósseis e outras diferenciais ecologicamente corretos – tanto os fabricantes de máquinas quanto os de insumos para as máquinas”, acrescentou Quintino.

Na parte de conversão, houve grande foco em OEE, apresentando quais pontos foi possível melhorar nas máquinas após a realização de testes e estudos. “A gente precisa de boa produtividade e custo baixo para ser competitivo no mercado, então a eficiência é importante”, comentou o executivo.

Além disso, foram apresentadas inovações focadas no e-commerce, principalmente na parte de embalagens, com produtos que já saem embalados das máquinas.

Outro destaque foi o foco em tecnologia e digitalização das empresas, que oferecem assistência técnica e softwares para atendimentos remotos e monitoramento da produção, além de plataformas inteligentes interligadas ao estoque do cliente para controle de peças de reposição. “Cada vez mais, tecnologias têm sido criadas e aprimoradas”, observou Quintino.

O evento teve a presença de executivos do mundo todo e ofereceu uma visão geral do que esperar do setor em termos de inovação. “São tecnologias e inovações muito interessantes que vão chegar ao mercado nos próximos meses”, concluiu.

“Mais de 1.000 participantes inscritos representando 250 empresas da indústria de tissue de todos os continentes. Nossos agradecimentos a todos os visitantes que vieram de todo o mundo para visitar os Open Houses dos membros da nossa rede”, comentou a organização, em postagem no LinkedIn.

A próxima edição da iT’s Tissue acontece em 2025.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo