Elettric80NotíciasTissue no Mundo

Elettric80 e Papelera San Andrés de Giles se aliam em busca de sustentabilidade e inovação

As empresas possuem uma parceria de longa data que contribui para o desenvolvimento da indústria de papel tissue de forma sustentável e tecnológica

Localizada em San Andrés de Giles, a cerca de 100 km de Buenos Aires, Argentina, a Papelera San Andrés de Giles (PSAG) é uma das principais empresas argentinas na produção, conversão e distribuição de produtos de papel tissue com alta qualidade para uso doméstico. Desde a sua fundação, em 1980, a empresa almejava ser líder em seu setor e a contribuir de forma sustentável para o crescimento econômico do país, e por isso, começou a investir no seu desenvolvimento industrial.

O cuidado com o meio ambiente sempre foi uma preocupação para a companhia e, graças a uma gestão responsável, a PSAG foi premiada com o “Certificado de Aptitud Ambiental” pela Organización Provincial do Departamento de Sostenibilidad de Buenos Aires.

Otimização da eficiência de recursos, uso exclusivo de matérias-primas de áreas reflorestadas, redução nas emissões de CO2, racionamento do consumo água e de energia são os pilares da Política de Desenvolvimento Sustentável da empresa, que pautam sua busca por produtos de excelência.

Máximo Gagliardi, CEO da Papelera San Andrés de Giles, confirma a conduta da empresa: “Baseamos nosso crescimento principalmente na qualidade do nosso papel e no atendimento ao mercado. Nossos produtos diferenciados nos renderam até um prêmio de desenvolvimento tecnológico em Bruxelas”, afirma.

Em 2016, a papeleira ganhou o Prêmio Internacional de Celulose e Papel na categoria Inovação em Tissue, um prêmio de prestígio que reconhece a excelência internacional no setor de papel tissue e homenageia a liderança, visão e alcance de objetivos estratégicos. A empresa alcançou um resultado semelhante a nível nacional em 2018, ao receber o prêmio anual Pequeña y Mediana Empresa (PYME) de inovação em processos industriais, lançado pelo Jornal La Nacion e o Banco HSBC.

Apostando em pesquisa contínua para mudança tecnológica, melhoria e valores compartilhados, a PSAG pediu à Elettric80 para “transformar” sua fábrica.

A Elettric80 combina know-how de hardware e software projetados para oferecer soluções de intralogística que aumentam a eficiência da cadeia de suprimentos e reduzem significativamente o consumo de energia e a pegada de carbono.

Essa parceria sempre girou em torno do conceito de Technovation. “Certa vez, imaginei a empresa do futuro. Hoje, estamos criando essa empresa aqui na Argentina, usando as melhores tecnologias do mundo”, diz Máximo. Essa visão do executivo foi transformada pela Elettric80 em realidade.

O grupo sempre foi especialista em desenvolver cadeias de abastecimento integradas, usando sistemas avançados para entregar melhorias importantes para a sustentabilidade e a segurança da planta. As principais necessidades da papeleira eram a centralização de depósito, gerenciamento de pedidos just-in-time e atendimento confiável ao cliente – e a Elettric80 conseguiu atender a todas criando uma fábrica inteligente feita sob medida.

O desenvolvimento do local, em San Andrés, começou em 2010 com a automação da paletização e embalagens extensíveis juntamente com a adição de uma solução de armazenamento composta por um armazém de rack Drive-in. O sistema foi projetado para armazenar, com segurança, até 10.000 paletes de 2,6 metros de altura em até 5 níveis (15 metros), com profundidade de 13 paletes e para ser gerenciado automaticamente por 4 Reach LGVs.

Em 2014, a produção aumentou. A paletização robótica adicional e as embalagens extensíveis, juntamente com 2 Reach LGVs adicionais, foram integradas ao sistema para atender aos novos volumes e requisitos de intralogística.

Em 2016, a PSAG e a Elettric80 colaboraram para o desenvolvimento de um novo depósito de bobinas jumbo, a ser gerenciado automaticamente pela Elephant LGVs. O local foi projetado e construído com capacidade total de estoque de 565 bobinas com a menor pegada possível, e hoje, carretéis com 2,78m de altura e pesando até 2.200 kg são empilhados com segurança em 3 níveis de altura (8,34 metros), recuperados e entregues “porta a porta”, por um único Elephant LGV.

Assim, para atender às demandas cada vez maiores do mercado por disponibilidade, entregas rápidas e serviço de alta qualidade, em 2017, a PSAG e a Elettric80 trabalharam juntas no design, construção e integração do SmartStore, um armazém de alta densidade totalmente automatizado. A expansão incluiu sete novas docas de carregamento de caminhões e dois Reach LGVs foram adicionados à frota, subindo o total para oito máquinas. Elevando-se sobre as instalações a 23 metros (7 níveis de altura), o novo sistema de armazenamento de 16.000 posições de pallets foi inaugurado em agosto de 2018.

Hoje, toda a solução de intralogística é gerenciada pelo software Elettric80 SM.I.LE80, que coordena todos os fluxos internos, equilibra todas as operações, desde a recepção da matéria-prima até o armazenamento e envio, garantindo a rastreabilidade completa do produto. Para garantir a confiabilidade total da cadeia de abastecimento do PSAG, a Elettric80 também garante um serviço de assistência digital 24 horas, 7 dias por semana, que permite o suporte e controle remoto de todos os processos.

Graças a essas inovações, a produtora argentina de papel tissue dobrou a produtividade e agora consegue movimentar nove vezes mais carregamentos do que em 2007. Quanto aos resultados da evolução tecnológica em que embarcou, Gagliardi comenta: “Podemos prever um crescimento ainda maior no nosso futuro, e se já estamos nesta posição hoje, com a fábrica mais moderna do país, é porque sempre tivemos uma estratégia de longo prazo apesar de todos os altos e baixos econômicos e políticos. Basicamente, a automação e a integração da planta criada com a Elettric80 nos proporcionaram uma melhoria em qualidade, segurança e eficiência da cadeia de suprimentos”.

Dessa forma, utilizando-se da tecnologia mais avançada de toda a América Latina, a Papelera San Andrés de Giles passou a ser reconhecida como a maior fabricante de papel tissue do país, mirando agora em oportunidades para o mercado global.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo