fbpx
ContechNotíciasTissue no Brasil

Contech e Cia Canoinhas: Tecnologia e Inovações diferenciadas na Indústria de Tissue

Líder de mercado para o segmento de papel e celulose no condicionamento de vestimentas, oferecendo soluções químicas de alta performance e referência em sistema de tecnologia aplicada, a Contech está a 30 anos na vanguarda das tendências mercadológicas do setor, além de intervir fortemente no controle de contaminantes, destacando-se no segmento para tratamento deles de forma completa, tanto na massa e nas vestimentas.

Atendimento diferenciado

A Contech oferece um atendimento diferenciado, que conta com uma equipe de engenharia de aplicação treinada para responder aos clientes em todas as necessidades que envolvem quaisquer de seus produtos.

“O nosso negócio é o benefício que o tratamento dá para o cliente, por isso investimos em capacitação pessoal, uma vez que o sistema Contech é de aplicação e não podemos ficar sem assistência preventiva”, explica o diretor de operações Abílio Franco.

É por isso que as maiores fábricas de celulose e papel do país confiam em nossos programas. A Cia Canoinhas de Papel é um dos maiores exemplos disso. Parceiros há 20 anos, a indústria investe e otimiza cada vez mais as vantagens dos tratamentos oferecidos pela Contech.

A Cia Canoinhas fabricante de importantes marcas comerciais como as linhas de papel higiênico Fofinho, Fofinho Absolute e Bambino com seus atributos de maciez e absorção, a linha Sorella com toalhas de papel multiuso e guardanapos de papel com alta absorção e resistência, e uma linha de higiênicos e toalhas de papel de alto desempenho no formato rolão para o mercado institucional. Afim de atender a uma demanda crescente e cada vez mais exigente a empresa possui quatro máquinas de papel, cuja capacidade produtiva instalada é de aproximadamente 94 mil t/ano (toneladas/ano) e na área de conversão sete linhas de higiênico, duas de guardanapo, uma de toalha de papel e uma para os produtos institucionais.

Amilton Fagundes da Silva, supervisor de fabricação e conversão da Cia Canoinhas, comenta que mesmo com a alta tecnologia disponível nas plantas de produção, não é possível eliminar todos os stickies presentes na polpa. E, se isso não for tratado, impacta diretamente na qualidade do produto. “O tratamento oferecido pela Contech, tanto da massa quanto de limpeza e passivação das vestimentas, reduz a incidência dos mesmos na máquina de papel e no processo de conversão, proporcionando um menor número de paralisações para limpeza, maior nível de segurança dos operadores, menor custo de produção, melhor performance produtiva e, consequentemente, melhor qualidade do papel”, elogia.

Essas práticas reduzem significativamente a frequência de paradas para limpeza das vestimentas e outros tratamentos corretivos. É o que aponta a coordenadora de qualidade da fábrica, Sirlei de Jesus Lemos. “A Cia Canoinhas busca atuar de forma sustentável, focando na melhoria contínua e na gestão ambiental, conceitos estes também essencial à Contech. Com a utilização de produtos biodegradáveis, obtemos um processo mais limpo, com redução de perdas, o que nos possibilita entregar um produto de qualidade ímpar”, valoriza Sirlei. Essa característica sustentável é uma das filosofias em comum entre as parceiras. Priorizar práticas que preservam o meio ambiente e prezam por atitudes de responsabilidade social são algumas das maiores preocupações de ambas. Isso porque, sob um processo sem o tratamento e controle, aumentam a periodicidade de boil-out, as limpezas corretivas na máquina de papel, eleva-se a geração de refugo, incrementando custos, além de comprometer a segurança dos colaboradores.

“É evidente a diferença no sistema quando o tratamento Contech é feito. Podemos comprovar isso nos resultados observados quanto à redução de boil-outs realizados e nas limpezas corretivas não programadas. Foi notado também um menor índice de refugos gerados nas máquinas de papel e melhor performance de produção nas linhas de conversão”, constata o assistente industrial da Cia Canoinhas, Marcos Roberto Cunhier. A fábrica também percebeu uma redução de custo relevante com a parceria, principalmente no processo de fabricação e conversão. Com ganhos observados no teor seco e na uniformidade do perfil transversal de umidade, foi possível constatar um menor consumo de energia para secagem da folha na máquina de papel. “No processo de conversão, as intervenções operacionais para limpeza do rolo diminuíram significativamente, preservando o revestimento dos mesmos e, consequentemente, incrementando a vida útil dos rolos”, explica o assistente industrial Rodrigo Grosskopf.

A compreensão da necessidade do cliente é a bandeira que a Contech levanta. “Se o nosso foco não for o foco da Cia Canoinhas, não faz sentindo esse trabalho. O objetivo da nossa sinergia é a excelência em resultados, onde buscamos o melhor desempenho, reduzindo custos na cadeia produtiva. Dessa forma concedemos soluções tecnológicas e inovadoras em sistemas de aplicação, sem esquecer da valorização das pessoas, privilegiamos a sustentabilidade e principalmente a segurança. O relacionamento existente com a Cia Canoinhas durante todos esses anos, está ligado diretamente a nossa visão, que é expandir nossa liderança globalmente, através das melhores soluções tecnológicas, cultivando relacionamentos de longo prazo com nossos stakeholders” conclui o coordenador de contas da Contech, Rogério Dias Oliveira.

Para este ano, a Contech calcula um crescimento de 10 a 15% e a grande perspectiva é a continuidade do processo de internacionalização da indústria. Com um mercado já muito bem consolidado na América do Sul, estamos ampliando nossos negócios na Europa, Ásia e América do Norte.

Mostrar mais
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.