ContechNotíciasTissue no Brasil

Contech busca manter liderança e ampliar portfólio de soluções

Pandemia não alterou a capacidade produtiva da empresa, que, com a forte alavancada no segmento de tissue, bateu recorde de produção no mês de março

O gerente de vendas da Contech Brasil, Felipe Higa, participou do programa Talk Tissue, com Felipe Quintino, em que falou sobre diversos assuntos, como a missão e os valores da empresa; o que mudou na rotina de atividades com a pandemia do coronavírus; quais medidas estão sendo adotadas para diminuir os riscos de contágio entre os colaboradores; como os times comercial e técnico estão trabalhando neste momento e quais as perspectivas futuras de negócio para a Contech.

Felipe Higa é formado em Engenharia Química, pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), e atua no mercado de papel e celulose há 15 anos, sendo cerca de sete anos no mercado de tissue e sempre trabalhando na área comercial ou técnica.

A Contech é uma empresa de especialidades químicas que detém patentes em inovações tecnológicas e serviços customizados para o atendimento em indústria em escala global. “Nos últimos 30 anos, a organização vem aprimorando suas soluções que visam à inteligência de processos e à ampliação do seu escopo no controle de contaminantes para o mercado de papel e celulose no Brasil e no mundo”, conta Higa.

A empresa é líder no sistema de soluções de tecnologia aplicada, condicionamento de vestimentas e eficiência no tratamento de massa, e está na vanguarda nas tendências mercadológicas do setor com patentes que abrangem os mercados norte e sul americano, europeu e asiático. “Como parte dessa estratégia do seu processo de gestão, a empresa mantém um percentual significativo do seu faturamento investindo em pesquisa, desenvolvimento e novas tecnologias”, aponta.

A companhia também possui um Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Tecnologia, que garante ao mercado soluções patenteadas e produtos customizados, em conformidade com os meios de aplicação mais eficientes, de acordo com a receita de fabricação de cada cliente, para os melhores índices de retorno sobre o investimento.

A sustentabilidade também faz parte do DNA da Contech. “A eliminação de substancias nocivas ao meio ambiente é parte integrante da política corporativa da organização, por isso, os produtos fabricados e distribuídos são biodegradáveis. Para a manutenção desse compromisso, a empresa concretiza seus processos por meio das certificações ISO 14001 e ISO 9001. A responsabilidade sustentável também engloba os próprios modelos e processos-chave do negócio, desenvolvendo químicos não nocivos à saúde humana como parte do seu portfolio sustentável”, explica.

No segmento de tissue, a Contech é líder no tratamento de contaminantes, aumentando seu market share ano após ano.

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a empresa adotou algumas ações preventivas para proteger seus colaboradores. “A empresa implementou a redução da jornada de trabalho, das 8h às 15h, antecipação de férias, estabeleceu o home office temporário, e fizemos a instalação de placas informativas em campanhas de conscientização e cuidados, como por exemplo, manter o distanciamento de um metro e meio, a obrigatoriedade de máscaras de proteção, disponibilidade de álcool gel para toda a empresa, intensificação da limpeza e higienização dos ambientes”, pontuou.

A situação, no entanto, não alterou a capacidade produtiva da Contech. “Pudemos atender normalmente à demanda de mercado. Logicamente, com essa pandemia, a rotina foi alterada, porque nós buscamos utilizar esse período de quarentena para desenvolver nossos colaboradores, disponibilizando e realizando vários cursos on-line para todos os níveis hierárquicos”, relata, afirmando que a equipe vem se adaptando bem a esse novo modelo de trabalho. “Essa nova rotina de home office tem quebrado alguns paradigmas dentro da empresa, pois a comunicação e a agilidade dos processos internos têm mantido a qualidade apesar do distanciamento entre as pessoas”, acrescenta.

Agora, de acordo com Felipe, as reuniões passaram a ser mais pontuais e objetivas. “Em algumas situações, assuntos que eram considerados urgentes, porém sem a devida importância, eram levados à discussão entre os pares e superiores, gerando ineficiência na questão de tempo. Isso acontecia muito devido à proximidade física dos colaboradores, e atualmente, com o home office e a necessidade de agendamentos das conferências, focamos apenas nos assuntos mais relevantes, tornando as reuniões mais objetivas e com plano de ação mais focado nos assuntos mais importantes”, revela.

Os times técnicos e de vendas também estão passando por mudanças para se comunicar com os clientes. “A equipe técnica tem acessado os clientes, porém, somente em casos de extrema necessidade, sempre respeitando as normas de segurança do cliente em reuniões pontuais e objetivas, permanecendo na fábrica apenas o tempo necessário para a conclusão das atividades, mantendo o distanciamento adequado e utilizando sempre os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários. Já a equipe comercial tem realizado várias conferencias via vídeo ou áudio com os clientes”, comenta.

Tudo isso vem surtindo resultados positivos, pois os negócios da empresa não sofreram impactos negativos com a pandemia. “Com a forte alavancada no segmento de tissue, houve inclusive recorde de produção na nossa unidade fabril no mês de março”, diz, ressaltando que esse crescimento vem se destacando frente ao desempenho de outros segmentos. “O mercado de consumo está a todo vapor, o [setor] professional obviamente foi afetado, com a queda de escritórios e shopping centers, mas os mercados de tissue e embalagem têm suportado bem essa crise, compensando a queda no volume de imprimir e escrever”.

Diante desse cenário, a Contech tem boas prospecções para o próximo ano. “A gente está bem otimista em 2021, depois que toda essa crise passar, e a Contech acredita que está bem posicionada para atender esse crescimento que vai haver no mercado”, observa, comentando os planos futuros da companhia. “Para o futuro, junto com nosso centro de pesquisa, buscamos não manter só nossa liderança, como também ampliar o portfólio de produtos, oferecendo uma gama ainda maior de soluções para os nossos clientes, de forma sustentável, digital e personalizada”, conclui.

Confira na íntegra o Talk Tissue com Felipe Higa, diretor de vendas da Contech Brasil:

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo