fbpx
KadantNotíciasTissue no Brasil

Como o desgaste dos bicos de chuveiros afeta o consumo de água

A Kadant disponibilizou um novo e moderno catálogo de bicos para as mais variadas aplicações nas máquinas de papel, tissue e celulose

Um dos maiores consumidores de água nas fábricas de papel são os chuveiros de alta pressão, utilizados na limpeza de vestimentas e rolos de sucção. Com a conscientização ambiental cada vez mais forte e o foco em sustentabilidade das empresas, a redução do consumo de água se tornou uma prioridade.

Uma variável frequentemente negligenciada e que possui relação direta com o consumo de água é o diâmetro do orifício dos bicos.

Como o desgaste dos bicos de chuveiros afeta o consumo de água

Dois fatores importantes que determinam a vazão de água utilizada são: a pressão de trabalho e o diâmetro do orifício dos bicos. A vazão consumida por um bico é diretamente proporcional ao quadrado do diâmetro do orifício e proporcional à raiz quadrada da pressão, além de outros fatores de fricção que são particulares da geometria de cada bico.

Devido à relação da vazão com a área do orifício do bico, pequenas variações causadas por desgaste podem impactar profundamente no aumento de vazão, como mostra o gráfico abaixo.

Como o desgaste dos bicos de chuveiros afeta o consumo de água

Exemplo: um chuveiro equipado com 40 bicos novos tipo agulha de 1,0 mm de orifício, operando a 20 bar, consome 75 litros por minuto. Na eventualidade de desgaste de 5% do orifício dos bicos (diâmetro nominal de 1,05 mm), a vazão atingiria 82,5 litros por minuto, resultando em um consumo adicional de 7,5 litros por minutos, equivalente a 10% de aumento.

Apenas esse chuveiro representaria um aumento de 3.942 m³/ano. Uma máquina de papel típica possui, em média, seis chuveiros de alta pressão, os quais resultam em um adicional 23.652 m³/ano.

Pode-se concluir que aderir a uma rotina de troca de bicos se torna relativamente fácil, quando se quantifica a economia e impacto ambiental que o desgaste dos bicos pode gerar.

A substituição de bicos em aço inoxidável de uma ou duas vezes por ano, ou, ainda, o uso de bicos com insertos em rubi podem resultar em uma grande economia do consumo de água.

Qual o custo de capitação e tratamento por m³ de água em sua fábrica?

CATÁLOGO DE BICOS ATUALIZADO

A Kadant disponibilizou um novo e moderno catálogo de bicos para as mais variadas aplicações nas máquinas de papel, tissue e celulose. A empresa fabrica milhares de configurações e modelos, que incluem bicos agulha, bicos jato leque, bicos para chuveiros com sistema interno de escovas, bicos tipo pastilha, bicos auto limpantes e bicos pichassos. Os bicos com insertos de rubi, safira e cerâmica também estão disponíveis.

Baseada em décadas de experiência em aplicações de limpeza e condicionamento de vestimentas e rolos, a Kadant dispõe de muito mais que bicos. Com um moderno centro de pesquisa e desenvolvimentos, conta com tecnologias modernas de chuveiros e osciladores, além de um extenso know-how e equipe especializada para contribuir com aumento de eficiência, produtividade e qualidade do processo de seus clientes.

Links relacionados:

Como o desgaste dos bicos de chuveiros afeta o consumo de água

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.