NotíciasTissue no BrasilValmet

Circuito Inclusão ganha apoio da Valmet para fortalecer ecossistema de inclusão social de mais de 370 crianças

Multinacional finlandesa formaliza apoio ao projeto da Gerando Falcões, que proporciona lazer, esporte, cultura, qualificação profissional e desenvolvimento socioemocional para pessoas com deficiência e seus familiares

Ciente de sua responsabilidade em promover a transformação social, a multinacional finlandesa Valmet apoia diversos projetos nas áreas ambiental, social e educacional. Por meio do Programa de Responsabilidade Social, a empresa líder no desenvolvimento de soluções para os mercados de papel, celulose e energia. busca contribuir para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente local e global, concentrando seus esforços em três temas que promovem a ciência, a natureza e a igualdade de oportunidades: “Oportunidades iguais para o bem-estar”, “Rumo ao futuro com a ciência” e “Protegendo o planeta para as próximas gerações”.

Sua mais recente iniciativa é o apoio ao Circuito Inclusão Solidária, um projeto mineiro sem fins lucrativos que conta com o apoio de diversos parceiros da iniciativa pública e privada, assim como voluntários. A ação, apoiada pela rede Gerando Falcões, que atua há 11 anos em periferias e favelas fomentando a qualificação profissional e proporcionando experiências por meio da cultura, do esporte e da qualificação profissional, incentiva e promove opções de lazer e atividades recreativas inclusivas para pessoas com deficiência e seus familiares, ampliando o acesso ao lazer, cultura, esporte e desenvolvimento social.

Fundado em 2017 em Contagem (MG), o projeto é viabilizado por meio de doações de pessoas físicas, parcerias, patrocínios e permutas com empresas que acreditam e apoiam a causa da inclusão social. “O suporte da Valmet é fundamental para somarmos esforços e ampliarmos cada vez mais esse projeto. Com o programa de apadrinhamento será possível aumentar nossa capacidade de atendimento, promover novos eventos e adaptar brinquedos e aparelhos eletrônicos, criando novas oportunidades de acessibilidade e inclusão”, explica a presidente da ONG, Débora Batista.

FRENTES DE ATUAÇÃO DA ONG CIRCUITO INCLUSÃO E RECONHECIMENTO DA ONU

Considerada a primeira organização acelerada e unidade referência da Gerando Falcões na inclusão de pessoas com deficiência, a instituição mineira faz parte de um ecossistema de desenvolvimento social e possui um plano de expansão para formação de líderes sociais em todo o Brasil. Com a ajuda da Gerando Falcões, a Circuito Inclusão promove diversos eventos mensais para angariar fundos e aumentar a conscientização sobre a causa.

Dentre as principais iniciativas estão o “Circuito nas Escolas”, uma parceria com a Secretaria de Educação de Contagem, que realiza rodas de conversas com os alunos para tratar de temas como diversidade, empatia e educação física inclusiva; a “Colônia de Férias”, que oferece uma série de atividades inclusivas para pessoas com deficiência, como balé, música ao vivo, brinquedos infláveis e brinquedos inclusivos; a “Corrida do Circuito Inclusão”, que promove pequenas maratonas nas ruas; o “Futebol Inclusivo”, realizado por times de cadeirantes robotizados; e o “Piquenique Inclusivo”, que proporciona momentos de lazer, inclusão e fortalecimento dos vínculos familiares para pessoas com deficiência e suas famílias. Além disso, a ONG atende diariamente 120 pessoas, totalizando 960 por semana, fornecendo alimentos, orientações e acompanhamento socioemocional.

“Nós também desenvolvemos o programa ‘Eu Lidero’, apoiado pela Fundação Oliveira Foundation e John Maxwell Leadership Foundation, que treina habilidades das crianças para se tornarem líderes saudáveis no futuro. Somos pioneiros desse projeto no país e pretendemos expandir e motivar jovens a se tornarem líderes de si mesmos. Outra iniciativa interessante é o ‘Programa Jovem Falcão’, que treina os jovens para o mercado de trabalho”, complementa Débora. Cabe destacar que, além das pessoas com deficiência, a ONG amplia o atendimento para todos os familiares, amigos e pessoas próximas, preparando indivíduos responsáveis socialmente e atentos à inclusão social. “Habilitamos a intencionalidade e disponibilidade na sociedade, para que eles tenham ferramentas e consigam criar estratégias eficazes para, assim, verdadeiramente promover a inclusão social”.

Para captação de recursos, a instituição promove bazares de doações de roupas, sapatos e itens de decoração, além de ter construído um EcoPonto para doação de óleo de cozinha e outro espaço destinado à reciclagem de papéis, plástico, garrafas PET, lacres, entre outros materiais.

Em 2022, o Circuito Inclusão recebeu o “Prêmio ONU Mulheres – Uma Vitória Leva à Outra” pelo seu trabalho de impacto coletivo e conscientização de meninas e mulheres para o esporte. “Nossa proposta é criar uma consciência coletiva e expandida que rompa o ciclo de violência e pobreza vivenciado por essas mulheres. Com isso, adotamos o esporte para enfrentar desafios grandes e complexos diariamente”, explica a presidente.

PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL VALMET

A Agenda Sustentabilidade 360º da Valmet abrange aspectos ambientais, sociais e de governança como parte integrante de sua estratégia. “Nos esforçamos para sermos cidadãos responsáveis e entendemos que é importante agir localmente e criar um impacto positivo nas regiões onde operamos. Com base nesse objetivo, realizamos ações em diferentes setores e apoiamos programas locais”, afirma a gerente de Marketing e Comunicação da Valmet na América do Sul, Fernanda Yanaze Maia.

Como parte da pauta, a Valmet possui um Programa de Responsabilidade Social que visa contribuir para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente local e global. Atualmente, o programa atua em âmbito global na América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, África, China e Ásia-Pacífico, dedicando anualmente € 150.000 para diversos projetos.

Quem se interessar e puder ajudar a ONG Circuito Inclusão Solidária, basta acessar o site: https://circuitoinclusao.wordpress.com/, clicar na aba ‘Como ajudar’ e verificar os diferentes formatos de apoio disponíveis.

Fonte
Valmet
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo