BO PaperCeluloseNotícias

BO PAPER utiliza ferramentas da Indústria 4.0

Objetivo é traçar estratégias que garantam a confiabilidade e disponibilidade dos ativos e aumentar a produtividade

A Indústria 4.0 já é uma realidade e, em meio a tantos desafios da atualidade, a BO PAPER segue reinventando suas as práticas, mantendo o seu foco no lema “Transformar para crescer”. Nesse sentido, a Indústria 4.0 vem para traçar estratégias que garantam a confiabilidade e disponibilidade dos ativos e aumentar a produtividade.

O setor de manutenção é fundamental para essa nova revolução, e a Manutenção 4.0 é capaz de trazer benefícios como: aumento da previsão de falhas, elevação da produtividade da manutenção, redução dos custos de manutenção e desenvolvimento técnico da equipe.

Por isso, a BO PAPER está inserindo essa filosofia em sua rotina e em suas práticas, para que a tecnologia, aliada à manutenção, faça com que essa verdadeira revolução aconteça na empresa.

Dentre os projetos da BO PAPER na Indústria 4.0, destacam-se:

SISTEMA DE MONITORAMENTO DYNAMOX

Trata-se de um monitoramento dos parâmetros de vibração e temperatura dos equipamentos mecânicos e elétricos. A ferramenta objetiva identificar antecipadamente o início de defeitos, a fim de garantir maior confiabilidade dos equipamentos e reduzir o risco de quebras indesejadas.

SISTEMA DE MONITORAMENTO PREDITO

Esse sistema monitora o estado de saúde dos motores elétricos de média e baixa tensão. A finalidade é identificar antecipadamente qualquer variável que altere esse estado, de modo a garantir maior confiabilidade dos equipamentos e reduzir o risco de quebras indesejadas.

SISTEMA DE MONITORAMENTO DENSYX

O sistema faz o monitoramento da assinatura elétrica dos motores de alta tensão. O intuito é identificar antecipadamente o início de avarias de origem elétricas nos motores de alta tensão, para garantir maior confiabilidade dos e reduzir o risco de quebras indesejadas, que impactam diretamente no custo alto e tempo longo de parada para reparo.

APLICATIVO DE MOBILIDADE PM-RUN

Visando melhorar o fluxo de comunicação e tornar mais dinâmica as rotinas dos serviços entre PCM e manutentores, a empresa adquiriu smartphones e desenvolveu o aplicativo ITSSPM RUN – SAP Mobile, ferramenta fundamental para trazer agilidade no tratamento de notas e ordens de serviços, programação, planejamento, execução, controle, históricos, reservas de almoxarifado, etc.

 

SOFTWARE DE PLANEJAMENTO PM-RUN;

Software adquirido para planejamento das ordens de serviços. Como resultado, traz agilidade na disposição de notas e ordens de serviços, facilitando o PCM na programação, planejamento e priorização dos serviços, bem como no cálculo de backlog.

PORTAL PM OPERACIONAL

Trata-se de um portal na intranet para abertura de notas de serviços efetuadas pela operação. Ele visa a eliminar listas paralelas ao SAP de notificações de serviço, concentrando essas informações unicamente e diretamente no SAP, ou seja, um canal único de notificações de serviço entre operação e manutenção.

INTEGRAÇÃO PI-OSI DE TODOS OS SISTEMAS DE MONITORAMENTO ON-LINE

Com a integração PI-OSI de todos os sistemas de monitoramento on-line, são disponibilizadas as informações coletadas pelos sensores no sistema PI, utilizado pela operação, permitindo janelas de acompanhamento operacional, definições de alarmes, bem como o intertravamento de segurança dos equipamentos, protegendo-os de maiores danos.

“Temos a certeza da possibilidade, agora cabe a nós trabalhar para que tudo seja escalável e em breve se torne comum. Esse é o nosso maior desafio”, declara a BO PAPER.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo