Asia Pulp & Paper Co. e RGE Pte. disputam ações da asiática Vinda
Propostas preliminares e intensa concorrência marcam a oferta de participação na fabricante chinesa de tissue de US$ 3 bilhões
A Asia Pulp & Paper Co, apresentou uma proposta preliminar para adquirir uma participação significativa na Vinda International Holdings Ltd. A empresa está em negociações para obter financiamento e se ofereceu para comprar uma participação na Vinda por mais de 20 dólares de Hong Kong por ação, de acordo com fontes não divulgadas.
A empresa, uma das maiores produtoras de celulose do mundo, que também vende produtos de tissue na China, enfrenta a concorrência da RGE Pte, de propriedade do empresário indonésio Sukanto Tanoto. A RGE está considerando fazer uma oferta por uma participação majoritária na Vinda, buscando uma vantagem sobre a aquisição de 7% feita pela filha do fundador nas últimas semanas.
Nesse contexto, tanto a Asia Pulp & Paper Co (APP) quanto a RGE Pte estão disputando a aquisição de ações do principal proprietário da Vinda, uma empresa avaliada em cerca de 3 bilhões de dólares de Hong Kong. A Vinda, conhecida por marcas como Tempo e Tork, registrou um aumento de 3,8% em suas ações, marcando o maior ganho em mais de duas semanas.
O interesse na participação da Essity também atraiu a atenção inicial da brasileira Suzano e de empresas de aquisição como Bain Capital, CVC Capital Partners e DCP Capital. No entanto, não há certeza de que alguma das partes, incluindo APP e RGE, prosseguirá com ofertas vinculativas. Além disso, qualquer novo acionista majoritário terá que trabalhar em estreita colaboração com o fundador da Vinda, Li Chaowang, que possui cerca de 21% da empresa.