fbpx
NotíciasSpraying SystemsTissue no Brasil

Acabe com o desperdício de tempo, dinheiro e produtos no corte de papel

Muitas empresas acabam tendo comprometimento na qualidade do produto e longas pausas na produção para ajuste dos bicos pichaço, mas a tecnologia pode ajudar a superar essas dificuldades

O corte de papel é o processo no final da seção de formação onde as bordas da folha são cortadas na largura adequada, antes do produto ir à prensa. Esse é um processo crítico na máquina e as empresas que não investem nessa etapa encontram problemas com tempo de inatividade e de qualidade no produto.

Normalmente, o corte é feito com dois bicos de pulverização UltraStream®, posicionados um para cada borda da folha, que possuem jato sólido único de alta pressão ou múltiplos jatos sólidos, com a aparência de “vareta de vidro”. As fábricas utilizam água limpa, frequentemente de condensado de vapor, nesse processo.

O dimensionamento correto do bico pichaço depende da velocidade de funcionamento da máquina e da gramatura do papel. Como é possível imaginar, quanto mais espesso for o papel e maior for a velocidade da máquina, os bicos deverão ter jatos mais potentes para realizar o corte.

Quando ocorrem falhas no processo de corte, quebras na folha do papel podem ocorrer, ocasionando tempos de parada não programados custosos para a empresa. Daí a importância de se realizar sempre o corte correto, que evita quebras na folha. Essas falhas podem ser causadas por: entupimento do bico de pulverização, bolhas de ar interrompendo a pulverização, pontas desgastadas causando corte inadequado ou um corte incompleto que permite ao papel, que deveria ter sido cortado por inteiro, dobrar e grudar de volta na tela.

 

Algumas empresas usam dois bicos pulverizadores em cada borda, criando uma redundância de segurança; caso o bico principal entupa, poderá acionar o reserva e continuar o processo. Como o bico pichaço tem um preço relativo maior que outros bicos e é crítico na produção de papel, é importante pensar em materiais de alta qualidade, tais como cerâmica ou rubi, que podem aumentar sua vida útil.

A Spraying Systems também possui um dispositivo de alinhamento especialmente desenvolvido para utilização com bico UltraStream. Com ele, é possível realizar facilmente ajustes precisos do bico na exata posição requerida para corte, reduzir o tempo ocioso de ajuste em até 70%, melhorar a segurança do operador que realiza o ajuste longe do bico de corte, além de manter o alinhamento durante todo o processo produtivo.

Para mais detalhes sobre as soluções, fale com os especialistas da Spraying Systems pelo e-mail:
spraybr@spray.com.br ou pelo telefone: (11) 2124-9509.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.