fbpx
NotíciasSpraying SystemsTissue no Brasil

Pulverização é fundamental para melhor desempenho da cortadeira

Wagner Geroldo, engenheiro de aplicação da Spraying Systems, explicou de que forma é possível usar esse sistema de forma otimizada

A cortadeira é um dos principais equipamentos em uma linha de conversão de papel tissue, mas muitas vezes, ela não recebe a devida importância. Assim como o treinamento operacional, o cuidado com a manutenção e as regulagens da máquina, os melhores insumos e peças também são fundamentais para se ter um melhor desempenho de corte.

Pulverização é fundamental para melhor desempenho da cortadeira

Com cerca de 30 anos de experiência em pulverização, Wagner Geroldo, engenheiro de aplicação da Spraying Systems, afirmou, em participação no Painel Tissue Online, que o sistema de lubrificação muitas vezes é dispensado pelos convertedores. Por isso, explicou como é possível usar esse sistema de forma otimizada para se ter um melhor rendimento na lubrificação e, consequentemente, na cortadeira. “Muitas vezes, a ausência da lubrificação, ou até mesmo o uso de soluções caseiras – utilização de bicos não apropriados ou bicos que são só os óleos sendo pulverizados de forma muito deficiente, numa vazão excessiva, com problemas de gotejamento e entupimento – gera diversos problemas e baixa eficiência nessa aplicação”, defendeu.

Assim, existem soluções que podem ser utilizadas nesse processo, que vão das mais simples às mais completas. “Substituir o bico hidráulico, que é só o líquido pressurizado, e por isso, precisa ter um orifício pequeno, por um bico atomizador, que além de ter o líquido pressurizado, tem o ar como um artifício para quebrar em gotas. Os atomizadores geram uma névoa na pulverização, essa névoa tem melhor dispersão na região da aplicação, ocasionando a diminuição no atrito. Você tendo uma melhor aplicação, tem diminuição no atrito, tem uma menor distribuição que vai gerar um resfriamento, que vai gerar gotas extremamente pequenas para ajudar nessa troca de calor que está ocorrendo”, completou.

Nesse sentido, a adequação dos bicos de pulverização pelo modelo correto e conforme as dimensões de aplicação traz diversos benefícios. “Em alguns casos, quando você tem a necessidade de ter uma intermitência na aplicação, nós temos outra solução que chamamos de pistola; ela tem uma agulha interna que permite você fazer essa intermitência para não aplicar de forma contínua e não ter o gotejamento, você consegue fazer essa intermitência com fechamento muito preciso através da agulha. Existe a situação só do bico mais simples, da pistola que tem o ganho da agulha, inclusive, agulhas que, além de fazerem o fechamento, elas promovem também a limpeza no momento em que fazem a ciclagem. Então, são recursos que você vai avançando e trazendo benefícios para aplicação. À medida que você vai agregando essas soluções, vai tendo esse refinamento na aplicação. Estamos disponíveis pra visitas técnicas nas empresas em geral, para fazer essa análise e definir a melhor solução”, falou.

Por fim, Wagner falou sobre a atuação da Spraying Systems. “A Spraying Systems é uma empresa de origem americana, com fábricas espalhadas pelo mundo todo. Aqui no Brasil, nós estamos localizados em São Bernardo do Campo. A Spraying é líder a nível mundial no segmento de pulverização e não atende somente empresas de papel, ela atende de siderúrgicas a alimentos, esse é o nosso grande diferencial. Temos produtos bem específicos, inclusive dentro da área do papel: chuveiros para lavagem de tela, feltro, produtos para linha de conversão e todas as soluções mais completas”, concluiu.

Confira na íntegra o Painel Tissue Online: Boas práticas para maximizar rendimentos e minimizar os custos de produção da cortadeira:

Pulverização é fundamental para melhor desempenho da cortadeira

Pulverização é fundamental para melhor desempenho da cortadeira

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.