KemiraNotíciasTissue no Mundo

A sustentabilidade como guia da estratégia no setor químico

As megatendências globais giram em torno da urbanização e da sustentabilidade. Na indústria de celulose e papel, os fabricantes de produtos químicos como a Kemira estão focados em apoiar essa mudança para uma sociedade sustentável

Tudo o que fazemos tem impacto – econômico, social, ambiental – em diferentes pontos da cadeia de valor. A sustentabilidade deve ser assumida para os impactos materiais, sejam eles negativos ou positivos, com riscos ou oportunidades.

Na Kemira, empresa química finlandesa com um século de experiência e estratégia definida para desenvolver soluções sustentáveis para a indústria, a sustentabilidade é vista como essencial para o sucesso financeiro de longo prazo. Para a empresa, é a melhor maneira de operar seus negócios, seus investidores, seus funcionários e o nosso planeta.

Ao publicar seus resultados de 2020, a Kemira apresentou seu relatório GRI – Global Reporting Initiative, que mensura de forma quantitativa e qualitativa dos riscos e impactos socioambientais relacionados à sua operação. Veja mais a respeito…

Seu foco na gestão ativa da sustentabilidade é dividido em três áreas prioritárias:

  • Produtos e soluções sustentáveis
  • Operações responsáveis ​​e cadeia de suprimentos
  • Pessoas e integridade

Essas três prioridades cobrem os seis tópicos que se relacionam aos seus produtos, que atendem aos requisitos de sustentabilidade dos seus clientes, o uso seguro dos produtos ao longo de seu ciclo de vida, os impactos ambientais e a segurança de suas operações, além das práticas comerciais responsáveis na cadeia de abastecimento, seus funcionários e sua integridade comercial.

Com base no Roteiro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do setor químico, publicado pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (2018), a Kemira mapeou o seu impacto e o potencial nos 17 ODS. Neles, concentra seus esforços onde pode fazer a maior diferença. Como resultado desse mapeamento, foram identificados os 3 ODS prioritários para Kemira:

ODS 6 – Água / ODS 12 – Economia Circular / ODS 13 – Ação no Clima

A Kemira pretende se tornar uma fornecedora líder em produtos e soluções químicas sustentáveis para indústrias que fazem o uso intensivo de água. Além disso, também busca apoiar seus clientes em alcançar suas ambições em sustentabilidade.

No setor de Celulose e Papel, a Kemira busca crescer em aplicações que fazem uso de fibras e materiais de base biológica. Papel e cartão, produtos naturais sustentáveis ​​baseados em matérias-primas renováveis, têm um futuro brilhante em uma ampla variedade de aplicações e usos finais.

Um recente exemplo desse desenvolvimento está no lançamento de um novo produto químico de dimensionamento feito de base biológica ao invés de olefinas de base fóssil, a nova cola ASA à base de girassol. A cola de girassol ASA, ou MSOHO (óleo de girassol maleatado com alto teor oléico), é utilizada na colagem interna e na hidrofobação de papel e cartão. Ela fornece resistência contra umidade e líquido e desempenha um papel importante também no aprimoramento de outras propriedades físicas dos materiais à base de fibra, como resistência, estabilidade dimensional e propriedades de revestimento (coating) e conversão. Leia mais…

 

No mercado de tissue, a resistência, a maciez e a absorção são propriedades necessárias para muitos produtos. Com a ajuda da química, é possível analisar os processos dos clientes para introduzir a funcionalidade desejada na folha. Também é possível reduzir os custos de matérias-primas e energia, além de auxiliar na higiene e limpeza das operações.

A Kemira continuará atendendo às necessidades da sociedade, que está em constante mudança e, por isso, seu foco é trabalhar com os clientes para acelerar a mudança para uma economia de base biológica. Isso inclui desenvolver mais produtos de base biológica para substituir o uso de combustíveis fósseis e plásticos. Reciclabilidade e degradabilidade continuarão sendo importantes.

A mudança não acontece do dia para a noite, mas é empolgante fazer parte dela e contribuir com um projeto que nos aproxima de produtos químicos 100% biológicos e desenvolver produtos renováveis ​​para a indústria de papel e cartão. Visite o minisite de sustentabilidade da Kemira.

Fale com a Kemira: mailto:alexandre.souza@kemira.com

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo