fbpx
NotíciasTissue no BrasilWD Automação

WD Automação melhora performance da MP3 da Estrela Indústria de Papéis

Papeleira vem experimentando os benefícios de controlar melhor o desempenho de seus equipamentos por meio de sistemas de automação e controle

Fundada em 1969, pela família Carraro, a Estrela Indústria de Papéis, localizada em Palmas, região sudoeste do PR, há tempos vem experimentando os benefícios de controlar melhor o desempenho de seus equipamentos por meio de sistemas de automação e controle. Tem, na WD Automação, a empresa que lhe presta consultoria e entrega soluções tecnológicas.

A MP3 de tissue, com largura de 2,70m, era acionada por controladores de velocidade – inversores de frequência – que limitavam a velocidade em 980 m/min, dado o elevado nível de vibração mecânica. Ao se aproximar dos 980 m/min, ocorriam vibrações de grande amplitude no conjunto da MP, que chegava a entrar em ressonância com a parte civil das instalações. Numa análise preliminar, se chegou a avaliar a necessidade de troca de motorredutores, entre outras alterações mecânicas da máquina.

Após avaliação e pré-engenharia realizada pela WD Automação, se concluiu que a vibração era efeito do assincronismo entre os acionamentos, em função da performance instável dos inversores de frequência. Proposição aceita, foi realizada a troca dos equipamentos instalados por inversores da linha ACS880 da ABB, em que a tecnologia DTC – Controle de Torque Direto – permitiu a retirada e troca dos encoders por um controle em malha aberta, que utiliza o torque como referência de velocidade, tecnologia que confere ao sistema grande precisão de sincronismo e sem contribuição para as indesejáveis vibrações. O sistema, interligado via rede Profinet, tem as lógicas de comando processadas por uma CPU – Siemens S7 – 1512 SP Safety com software desenvolvido pela WD Automação na plataforma TIA Portal V15, assim como o sistema de supervisão desenvolvido sob 17 telas na plataforma Siemens WinCC Pro V15.

A equipe WD foi responsável, também, por toda a instalação de campo e por fornecer projeto atualizado de todos os painéis que envolveram a reforma.

Os resultados foram surpreendentes. Sem alteração de potência da MP e com baixo custo de investimento, houve acréscimo de 190 m/min, ganhos diretos próximos a 20%, atingindo a velocidade de produção de 1.170 m/min. O retorno de investimento é previsto em seis meses.

 

O ganho de 20% será ainda maior ao se considerar a disponibilidade de máquina e seus ganhos por:

  • Isenção de vibrações mecânicas e a diminuição de riscos de quebra
  • Identificação precisa de pontos de falha, on-line pelo sistema supervisório
  • Retirada dos encoders – ponto crítico com elevado histórico de falhas e impacto negativo de produção
  • Automatização da medida da gramatura do papel

O diretor da Estrela Papéis, Sr. Joelci Carraro, declara. “Estamos realmente muito satisfeitos com o comprometimento e com o desempenho do trabalho da equipe da WD. Turma muito comprometida e competente, que avalia processos e resolve via automação várias das nossas questões de desempenho, nos trazendo visibilidade de produção com resultados muito positivos e expressivos na qualidade final de produto e, consequente, melhor resultado operacional”.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo