NotíciasTissue no BrasilWD Automação

Conheça a solução tecnológica que a WD Automação utilizou para ajudar a Fernandez S/A a produzir mais

Até o final de 2019, a empresa encontrava importantes dificuldades em estabilizar a produção de sua MP4

A Fernandez S/A, até o final de 2019, encontrava importantes dificuldades em estabilizar a produção da Máquina de Papel 04. Havia quebras seguidas do papel e, por consequência, baixíssima produtividade. Após várias intervenções frustradas, obtendo indicações do mercado, chegou até a WD Automação, de Rio Negrinho (SC), especialista em automação e controle de processos na indústria papeleira.

Como prática usual de propor soluções customizadas, a WD Automação foi até as instalações da Fernandez, na cidade de Amparo (SP), e fez uma série de análises de processo e levantamentos de campo a fim de buscar, juntamente com a equipe da papeleira, uma solução. A MP tinha acionamento em corrente contínua, controlada por conversores CA/CC analógicos e monitorada por um sistema supervisório com comunicação igualmente analógica.

Com os levantamentos de campo e a análise dos problemas obtidos, a engenharia da WD identificou um problema de sincronismo entre os drives da área de secagem da máquina, propondo como solução a implantação de: rede de comunicação digital, sistema supervisório e a troca dos Conversores CA/CC analógicos por Conversores CA/CC digitais, instalando-os nos painéis existentes e mantendo a base de motores de corrente contínua. As melhorias proporcionaram um aproveitamento viável que conferiu à solução custo atrativo de implantação e a possibilidade de ampliação futura de controle e supervisão das outras áreas da máquina, sem perda do presente investimento.

Do lado da Fernandez, houve avaliação criteriosa de validação de fornecedor com discussões técnicas, visita à sede da WD Automação e a clientes que tiveram soluções implantadas pelo integrador. Tal conduta trouxe tranquilidade em aprovar a WD como fornecedora da solução.

A Fernandez experimentou, como principal benefício dessa escolha, além da modernização, uma sensível melhora na performance, em mais de 60%. A máquina, que produzia com instabilidade e quebras indesejáveis à velocidade de 400 m/min, passou a produzir plenamente à 600m/min., com expectativa de chegar em etapa prevista de reformas a 1.000m/min.  A MP atualmente roda harmoniosamente na área de secagem com solução digital para acionamentos e supervisão em paralelo com a solução analógica adotada nas outras áreas do equipamento.

 

A solução desenvolvida pela WD Automação para a Fernandez, em função da tecnologia e dos resultados obtidos, levou a ABB ser vencedora do disputado Prêmio “Destaques do Setor” ABTCP 2020 – Categoria “Tecnologia de Automação”. A premiação reconhece as fabricantes de equipamentos para aplicações tecnológicas específicas.

Confira o depoimento do gerente de Produção da Fernandez, Fábio Godoi de Oliveira: “Estamos muito satisfeitos com a competência técnica e comprometimento da equipe WD que realizou este projeto, entre outros, com excelência técnica, comprometimento de equipe e atendimento de prazos preestabelecidos”.

Para a WD Automação, o mais importante é ter customizado mais uma solução com valores adequados, com excelente ROI (Retorno Sobre o Investimento) numa empresa do nível da Fernandez, que respeita e valoriza pessoas e o meio ambiente, produzindo a partir de 100% de matéria-prima reciclável.

Fonte
WD
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo