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Vendas no varejo recuam, aponta índice da Cielo

O resultado de março foi o mais negativo apurado pelo ICVA desde a sua criação, em janeiro de 2014

As vendas no varejo brasileiro recuaram 11,7% em março ante o mesmo mês do ano passado, descontada a inflação, mostrou na última sexta-feira, 17, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que acompanha as vendas de 1,6 milhão de varejistas credenciados à empresa de meios de pagamentos.

Vendas no varejo recuam aponta índice da Cielo

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observada pelos varejistas, a queda foi de 9,7%. Em fevereiro, o ICVA havia apurado alta de 5,2% nas vendas reais e aumento de 9,1% nas vendas nominais.

O resultado de março foi o mais negativo apurado pelo ICVA desde a sua criação, em janeiro de 2014, disse a Cielo.

A empresa acrescenta que o desempenho no mês passado ainda foi beneficiado pelo calendário, uma vez que em 2019 o Carnaval ocorreu em março, o que diminuiu a base de comparação.

“Ao ajustar este efeito de calendário, a queda foi ainda maior: 12,5% pelo ICVA deflacionado e 10,5% em termos nominais”, afirmou.

“A queda foi resultado tanto da diminuição da demanda, já que os consumidores saíram menos às ruas, quanto da oferta, uma vez que muitos lojistas fecharam as portas, seja por iniciativa própria ou por determinação das autoridades governamentais”, declarou o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto.

Vendas no varejo recuam aponta índice da Cielo

Ele acrescentou, em nota, que os segmentos de Turismo e Vestuário estão entre os mais prejudicados. Em compensação, os segmentos de artigos de primeira necessidade, como Supermercados e Farmácias, apresentaram crescimento das vendas, em especial, nas primeiras semanas de março.

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