Vendas da Kimberly-Clark ultrapassam US$ 5 bilhões no terceiro trimestre
Por outro lado, o lucro líquido da companhia teve queda de 0,4% na comparação anual, somando US$ 467 milhões
A multinacional norte-americana Kimberly-Clark divulgou seus resultados do terceiro trimestre de 2022. As vendas cresceram 0,9% no período, para US$ 5,05 bilhões, superando as previsões de especialistas, de US$ 5,01 bilhões.
Por outro lado, o lucro líquido teve queda de 0,4% na comparação anual, somando US$ 467 milhões, e o lucro operacional caiu 0,3%, para US$ 655 milhões. O lucro ajustado por ação de US$ 1,40 ficou abaixo do consenso da FactSet, de US$ 1,44.
De acordo com a companhia, os resultados foram impactados por custos de insumos mais altos, que totalizam US$ 360 milhões. “Volumes mais baixos, marketing, pesquisa e despesas gerais mais altos, bem como efeitos cambiais reduziram o lucro operacional no trimestre”, declarou a K-C.
A receita de personal care caiu 1%, para US$ 2,62 bilhões, com as vendas encolhendo em 4% por mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras. Na América do Norte, as vendas caíram 5%, com volumes menores e preços maiores. A empresa afirmou que o crescimento orgânico das vendas foi forte em toda a América Latina e na região Ásia-Pacífico.
“Nossos resultados do terceiro trimestre refletem uma execução forte por nossas equipes em todo o mundo diante de um ambiente macro desafiador”, disse o diretor-presidente da Kimberly-Clark, Mike Hsu, em comunicado.
Para 2022, a multinacional reiterou sua previsão de crescimento orgânico das vendas entre 5% e 7%, mas agora vê um impacto desfavorável do câmbio entre 3% e 4% nas vendas líquidas, acima da previsão anterior de até 3%. Já o lucro por ação permanece na parte inferior da projeção, entre US$ 5,6 e US$ 6.
COMPANHIA NÃO COMENTA VENDA DE ATIVOS DE TISSUE À SUZANO
No release de resultados, a Kimberly-Clark não comentou a venda dos ativos brasileiros de papel tissue para a Suzano, pelo valor de US$ 175 milhões, anunciada no início desta semana. A receita global do segmento aumentou 2%, para US$ 1,6 bilhão, enquanto as vendas da K-C Profissional cresceram 0,5%, para US$ 800 milhões.