Vendas da Essity chegam a SEK 147 bilhões em 2023
De acordo com relatório divulgada pela companhia, as vendas líquidas aumentaram 12,1% na comparação com o ano anterior

A Essity, empresa sueca de higiene e saúde, publicou seu relatório referente ao ano de 2023 com o maior lucro de todos os tempos e ambições de crescimento para o futuro. Os dados são de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em 2023, as vendas líquidas da Essity aumentaram 12,1% para SEK 147.147 bilhões. O crescimento das vendas, incluindo crescimento orgânico e aquisições, foi de 6,7%, sendo o volume responsável por -3,7%, preço/mix 9,5% e aquisições 0,9%.
O elevado crescimento nas vendas se deu em todas as áreas de negócio da companhia. Em Saúde e Medicina, os aumentos de preços decisivos levaram a um aumento acentuado da margem. Para o setor de Higiene Profissional, as medidas de reestruturação na América do Norte e na Europa aumentaram a margem estrutural em aproximadamente 2%. Já em Bens de Consumo, o forte crescimento do volume de varejo de produtos para incontinência e cuidados femininos continuou.
Além disso, em 2023 A Essity obteve sucesso também com a tendência de Baby Care, que demonstrou uma forte melhoria. No setor de Tissue, os aumentos de preços produziram margens mais elevadas e mais estáveis. O Ebita ajustado da companhia foi de SEK 18.898 bilhões e a margem Ebita ajustada aumentou 3,6%, para 12,8%.
O retorno ajustado sobre o capital empregado foi de 16,4%. Para o ano fiscal de 2023, o Conselho de Administração propõe um aumento no dividendo de 7% para SEK 7,75 por ação.
QUARTO TRIMESTRE FORTE
No quarto trimestre, o crescimento das vendas, incluindo o crescimento orgânico das vendas e aquisições, foi de -0,7%. Os volumes foram inferiores, principalmente devido ao foco no crescimento rentável e às decisões no início do ano de realizar medidas de reestruturação e encerrar contratos com rentabilidade insuficiente.
As decisões melhoraram a longo prazo a margem estrutural da Essity e, excluindo essas medidas, os volumes aumentaram 1,2%. O Ebita ajustado aumentou 18% e a margem 2,1 pontos percentuais, para 13,3%. Os esforços da companhia para aumentar a produtividade e conseguir uma utilização mais eficiente dos recursos conduziram a poupanças no custo dos produtos vendidos de SEK 377 milhões no quarto trimestre do ano.
Entretanto, a Essity investiu no crescimento futuro do volume e em participações de mercado mais elevadas, intensificando as atividades de vendas e marketing. Nesse sentido, a empresa lançou inovações em todas as áreas de negócio, que melhoraram as ofertas aos clientes e consumidores e aumentaram as suas participações de mercado durante o trimestre.
MUDANÇA DE PORTFÓLIO
A Essity continuou a se desenvolver nas categorias e canais de vendas com maior crescimento e retorno de mercado. As aquisições anteriores de, por exemplo, Knix, Hydrofera e Legacy, reforçaram as ofertas e contribuíram para um elevado crescimento.
“Comprometemo-nos a aceitar a oferta da Isola Castle Ltd em relação a todas as ações da Vinda. Representa uma oferta muito atrativa para a Essity e para os nossos acionistas, e também proporciona um portfólio de produtos com retornos mais elevados e mais estáveis. A participação do Consumer Tissue nas vendas líquidas em 2023 diminuirá de 41% para 33%”, afirmou a Essity no relatório.
FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL
Ao fornecer soluções de higiene e saúde a bilhões de pessoas todos os dias em todo o mundo, a Essity considera que tem uma oportunidade substancial de influenciar a sociedade e o meio ambiente.
Nesse sentido, a empresa tomou algumas medidas adicionais com o objetivo de chegar a zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050 e, para as Metas Baseadas na Ciência, Âmbito 1 e 2, a diminuição é de 26% para o período 2016-2023.
A Essity foi nomeada uma das empresas mais sustentáveis do mundo pela Corporate Knights pela sua inclusão na lista Global 100, representando o 1% das melhores empresas do mundo em termos de desempenho de sustentabilidade. “Pelo terceiro ano consecutivo, fomos designados Líder em Diversidade pelo Financial Times e incluídos no Anuário Global de Sustentabilidade da S&P pelo segundo ano consecutivo”, adicionou a empresa.
FOCO NO CRESCIMENTO LUCRATIVO EM 2024
Após muitas medidas em 2023 e uma lucratividade estruturalmente melhor, a Essity acredita que tem uma plataforma sólida para seu crescimento rentável em 2024.