Tripé da sustentabilidade: BN Papéis avança na pauta ESG
A companhia pretende contribuir na redução de impactos ambientais, cuidar e respeitar as pessoas, além de ter uma gestão transparente

Environmental, social and governance (ambiental, social e governança, em português) ou ESG, é um termo usado para demostrar o quanto uma empresa se preocupa em minimizar seus impactos no meio ambiente, contribuir para um mundo mais justo para todos e aprimorar seus processos administrativos. O “tripé da sustentabilidade” reflete na minimização de riscos e tende a passar credibilidade ao consumidor final.
A BN Papéis, referência na fabricação de papéis especiais, é uma empresa que investe fortemente na agenda ESG, tendo como objetivo contribuir na redução de impactos ambientais, respeitando as pessoas ao manter um ambiente de trabalho saudável e seguro.
“Desde que eu fundei a BN, temos o foco em pessoas, no meio ambiente, na governança. E, por isso, as demandas inerentes ao ESG são atentamente cumpridas”, afirma Carlos Alberto Stein, fundador da BN Papéis.
Conheça algumas das iniciativas da companhia nesta agenda:
MEIO AMBIENTE
O pilar Environmental, que diz respeito ao meio ambiente, é levado muito a sério dentro da organização, que desenvolve produtos únicos, com o intuito de garantir o uso de materiais sustentáveis desde a produção até o fim da vida útil do produto.
Nesse sentido, o maior case de sucesso da companhia é o papel Termo Seal. “Nós lançamos recentemente um papel para substituição de plástico, por termoselagem, com comprovação de que ele é biodegradável, mas acima de tudo compostável. Isso traduz o que a empresa e um dos nossos principais valores, o respeito”, diz o gestor administrativo e comercial Nilson Zanella.
“Estamos cada vez mais focados é em desenvolvimento e em inovação. Nosso produto, o papel termoselável, substitui o plástico, especialmente os de “uso único”, em diversas aplicações de embalagem de papéis sanitários com bastante sucesso. Existe sim uma expectativa mundial de produtos compostáveis que possam substituir os produtos de origem fóssil, e nós estamos nesse caminho”, completa Stein, ressaltando que a BN Papéis é uma empresa certificada com o ISO 14.000, que atesta boas práticas de sustentabilidade.
“RIR” – CUIDADO COM AS PESSOAS
Cuidar das pessoas – um dos fundamentos da agenda ESG – está no DNA da empresa catarinense. “Se você for na fábrica da BN, vai identificar nas pessoas que elas estão ali à vontade, estão felizes, os nossos valores estão nos rostos das pessoas. Rir é a nossa meta: RIR de Respeito, de Inovação e de Resultado, nossos três valores. E de sorrir também, porque faz bem, é saudável e produzimos mais quando estamos felizes”, destaca Nilson.
Esse cuidado também pode ser visto nas ações educacionais realizadas de forma voluntária pela organização. Apostando fortemente em treinamentos e capacitação para o mercado de celulose, a BN Papéis inaugurou, em julho, uma sala de aula onde serão ministrados os cursos de graduação e pós-graduação em celulose e papel.
Este foi o segundo investimento da BN Papéis no Senai Teobaldo de Nigris. Em abril deste ano, a empresa já havia inaugurado o “Espaço BN Sublimação” no mesmo polo, com o objetivo de reunir todas as partes da cadeia desse segmento, preparando profissionais de gestão de cor especializados em sublimação.
A parceria com o Senai pretende oportunizar a capacitação profissional para a indústria – uma extensão daquilo que já é feito dentro da própria BN, com um centro interno de treinamento.
“É motivo de enorme satisfação poder contribuir para a formação de jovens. Eu acredito piamente que essa escolaridade técnica transforma o profissional, realiza as pessoas, tornando-as muito mais eficazes nas entrevistas de trabalho e muito mais produtivas nas empresas”, enfatiza Stein.
GOVERNANÇA
Com relação à governança, a BN papéis tem uma forte atuação para garantir a lisura de sua gestão. “Governança é uma palavra ainda não tão difundida, no Brasil, mas quando falamos nisso, nós estamos falando especialmente de anticorrupção. Isso para nós é muito forte, a BN é muito transparente. Nós temos os nossos dados contábeis fiscais auditados por contabilidade externa anualmente há mais de oito anos, contratamos recentemente o SAP ERP, que é número um no mundo em governança, em compliance. O ‘ser correto’ tem muito valor para a BN Papéis”, destaca Zanella.
A administração da empresa também segue e se adequa a cada dia às leis da privacidade e proteção dos dados (LGPD), de modo a proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade por meio de práticas transparentes e seguras.
ESG DE VERDADE
Muito antes da prática ESG se tornar popular, esse conceito já era enraizado na BN Papéis desde a sua fundação. Para a empresa, tornar-se “ESG” tem que ser uma prática constante e, mais do que isso, genuína.
“Quando fomos falar com o fundador da empresa sobre aplicar o ESG, ele disse que temos autonomia para implementar qualquer programa, desde que seja verdadeiro e não apenas para marketing. Todas as vezes que precisamos tomar uma decisão, olhamos para os nossos valores: se eles são feridos, não fazemos”, comenta Zanella.
“Nossos princípios são inegociáveis. Então a gente gostaria que o nosso cliente também visse dessa forma: que além de atender os requisitos técnicos nos nossos produtos, estamos fazendo as pessoas felizes, cuidando do meio ambiente e com governança, o que garante a perenidade”, conclui o executivo.