BN PapéisNotíciasOutros papéis

BN Papéis inaugura sala de graduação e pós no Senai Teobaldo de Nigris

Este é o segundo investimento que a empresa catarinense faz na instituição de ensino, que é referência em capacitação para o mercado gráfico

A empresa catarinense BN Papéis, especialista na fabricação de papéis especiais, inaugurou, na última quinta-feira, 21, uma sala de aula onde serão ministrados os cursos de graduação e pós-graduação em celulose e papel do Senai Teobaldo de Nigris, em São Paulo. A instituição é referência em capacitação para os mercados gráfico e de papel e celulose.

Participaram do evento Carlos Alberto Stein, fundador da BN Papéis e Nilson Zanella, gestor administrativo e comercial, e, outros colaboradores da empresa, além de representantes do Senai, como o diretor Élcio de Souza, o coordenador técnico pedagógico Enéas Nunes da Silva, a diretora da escola Senai Online, Isabel Rego de Andrade, e o mais importante, alguns dos alunos do Senai.

Representantes de entidades do setor também marcaram presença na inauguração, como Ricardo Sutto, diretor da Abigraf; Elídio Frias, head de marketing da ABTCP, e Manuel Manteigas, diretor técnico da Two Sides.

Este é o segundo investimento da BN Papéis no Senai Teobaldo de Nigris. Em abril deste ano, a BN já havia inaugurado o “Espaço BN Sublimação” no mesmo polo, com o objetivo de reunir todas as partes da cadeia desse segmento, preparando profissionais de gestão de cor especializados em sublimação para atuar no mercado de trabalho.

O “Espaço BN Sublimação” foi inaugurado em abril deste ano, com o objetivo de preparar profissionais de gestão de cor especializados em sublimação

CUIDADO COM AS PESSOAS E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Cada vez mais focada na agenda ESG, que inclui o cuidado com as pessoas, a BN Papéis pretende, por meio da parceria com o Senai, oportunizar a capacitação profissional para a indústria – uma extensão daquilo que já é feito dentro da própria BN, com um centro interno de treinamento.

Na visão do fundador da empresa, Carlos Alberto Stein, que se considera “um fã incondicional do trabalho do Senai”, esse tipo de investimento é fundamental na promoção da qualificação para uma indústria carente de bons profissionais. “Acreditamos que essa iniciativa pioneira da BN Papéis, de ter essa sala, pode ser o principal e primeiro passo para instalarmos o espaço em outras regiões do Brasil, onde temos clientes ávidos por treinamento para seus funcionários”, afirma.

Carlos Alberto Stein, fundador da BN Papéis

A sala de aula vem para somar ao Espaço BN Sublimação, um projeto também pioneiro dentro do setor. “O primeiro viés para criarmos profissionais é o espaço que temos para formar profissionais em gestão de cor para sublimação. A gente começou na sublimação e identificou uma deficiência muito grande de profissionais nesse sentido; nós somos fornecedores de papel para sublimação e queremos treinar as pessoas para isso”, diz Nilson Zanella.

Nilson Zanella, gestor administrativo e comercial da BN Papéis

Agora, com o espaço para a graduação e pós-graduação tecnológica, a ideia é propiciar um ambiente lúdico de aprendizagem. “É motivo de enorme satisfação poder contribuir para a formação de jovens. Eu acredito piamente que essa escolaridade técnica transforma o profissional, realiza as pessoas, tornando-as muito mais eficazes nas entrevistas de trabalho e muito mais produtivas nas empresas – esse é o nosso foco, com as duas instalações que temos aqui no Senai. O nosso propósito é formar pessoas e incrementar a capacidade profissional delas”, completa Stein.

Enéas Nunes da Silva, coordenador técnico pedagógico do Senai Teobaldo de Nigris

Por meio da parceria entre o Senai e a BN Papéis, o estudante se prepara para estar melhor condicionado à realidade do trabalho. “Essa parceria para nós é muito importante, porque os nossos alunos vão ter contato com tecnologias atuais do mercado, mais uma vez contribuindo pro fortalecimento da indústria, que é a missão do Senai”, diz Enéas Nunes, coordenador do polo Teobaldo de Nigris.

Essa ação quebra barreiras e fronteiras, já que, mais do que ser uma indústria nascida em Santa Catarina, a BN Papéis é uma empresa brasileira – e São Paulo, como a maior metrópole do país, é um polo estratégico para o mercado. “Um conceito que a gente tem bem forte é que o cliente da BN Papéis acaba sendo nosso cliente também. Então, ao trazê-los para cá, para que os alunos tenham melhor estrutura para o seu aprendizado, contando com os dois espaços para isso (um específico para sublimação e outro como uma sala de aula propriamente dita), ao mesmo tempo em que eles estão atendendo sua clientela, nós estamos aumentando o nível de qualificação dos nossos alunos, porque eles estão mais em contato com as tecnologias de ponta e inovações que foram geradas aqui dentro e automaticamente isso é transferido como conhecimento. Isso acaba agregando valor ao nosso aluno e para o mercado”, comenta Élcio de Souza, diretor do polo.

Por meio da parceria entre Senai e BN Papéis, os alunos terão contato com tecnologias atuais do mercado

O DIFERENCIAL DO SENAI TEOBALDO DE NIGRIS

A Escola Senai Teobaldo de Nigris tem mais de 70 anos de experiência no ensino de tecnologias de impressão gráfica e oferece cursos livres, graduação, pós-graduação, cursos de extensão universitária e cursos técnicos de Comunicação visual; Offset; Rotogravura e flexografia; Celulose e papel – com uma metodologia diferenciada.

“A gente tem uma metodologia que começa desde um movimento consultivo às empresas para levantar as capacidades que aquele profissional precisa ter no mundo do trabalho, e isso por meio de uma metodologia da nossa engenharia pedagógica, que resulta em cursos bastante aderentes às necessidades do mercado”, explica Isabel Rego de Andrade, diretora da Escola Online do Senai.

A nova sala “Espaço BN Sublimação” também é um espaço físico diferenciado, com um novo conceito para o processo de sublimação. “Nela, a gente vem trabalhando não só o ato da sublimação em si, mas a própria fabricação e característica do papel apropriado para tal. Nós não tínhamos essa tecnologia dentro da escola, acabávamos em termos que realizar visitas técnicas para complementar o conhecimento teórico; agora, os alunos podem, na prática, fazer o gerenciamento de cores, além da adequação da melhor forma de imprimir com intuito de obter o melhor resultado no processo como um todo”, complementa Élcio.

Da esquerda para a direita: Elídio Frias, Élcio de Souza, Carlos Alberto Stein, Enéas Nunes da Silva, Ricardo Sutto, Marlise Muller, Nilson Zanella e Manuel Manteigas

INSPIRAÇÃO PARA O SETOR

Na visão de executivos do setor, iniciativas como a da BN Papéis servem de inspiração e de referência para outras indústrias de papel e celulose. “Eu fico até emocionado, pois a educação é o meu norte pessoal e o norte da associação também. O que eu vejo aqui é o que outras empresas e outras associações deveriam seguir: investir para um país cada vez melhor”, destaca Elídio Frias, representante da ABTCP.

“É de suma importância essa associação, essas parcerias entre as empresas e o Senai, enquanto instituição de ensino, porque faz a ligação direta para os alunos, que saem daqui formados e praticamente com empregos garantidos”, acrescenta Ricardo Sutto, da Abigraf.

“O Senai é uma criação da indústria e existe por iniciativa da indústria, então, toda vez que uma indústria estabelece uma cooperação com a escola, essa missão do Senai está sendo fortalecida e continuada”, conclui Manuel Manteigas, da Two Sides.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo