CarreiraNotícias

Transformação acelerada no mercado de trabalho: novos cargos e o papel da IA

Inovações tecnológicas e Inteligência Artificial impulsionam a criação de funções inéditas e exigem novas habilidades e adaptações das empresas

Uma pesquisa do LinkedIn aponta que mais de 10% dos cargos atuais não existiam em 2000, como cientista de dados, gerente de sustentabilidade e engenheiro de Inteligência Artificial (IA).

Segundo Ana Claudia Plihal, executiva de soluções de talentos do LinkedIn no Brasil, esses cargos surgiram em resposta às novas demandas tecnológicas, digitalização e valorização da segurança da informação.

Diante disso, o mercado de trabalho tem mudado rapidamente, afetando tanto líderes quanto profissionais. Atualmente, 70% dos executivos globais e 90% dos líderes brasileiros concordam que o ritmo das mudanças está mais acelerado do que nunca, e 64% dos trabalhadores no mundo se sentem sobrecarregados.

Estima-se que, até 2030, 70% das competências necessárias para cada cargo mudem globalmente, com uma taxa de 75% no Brasil, devido ao avanço da IA. Para se adaptar a esse contexto, as empresas no Brasil têm investido em novas tecnologias e ferramentas de IA (62%), qualificação e requalificação de profissionais (49%) e integração de equipes multigeracionais (32%).

“A IA não está aqui para substituir profissionais, mas sim para agregar valor ao trabalho humano. Aqueles que souberem explorar as novas tecnologias, como a IA generativa, certamente terão um destaque adicional em suas carreiras.” disse Plihal.

Habilidades interpessoais, como comunicação, trabalho em equipe e liderança, estão em foco, assim como técnicas específicas como SQL e gerenciamento de projetos.

RH E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Com as mudanças no mercado de trabalho, os Recursos Humanos se tornam cada vez mais essenciais, uma vez que os “os líderes naturalmente recorrem às suas equipes de RH para guiá-los por essa jornada e explorar ao máximo as novas oportunidades”, explica Plihal. Apesar disso, 40% dos recrutadores no Brasil sentem-se sobrecarregados com a alta demanda.

Outro estudo realizado pelo LinkedIn nos EUA e Europa, revelou que 62% dos profissionais de recrutamento consideram a IA generativa uma aliada nos processos seletivos.

O lançamento do Recruiter 2024, ferramenta de contratação com IA generativa, aumentou a taxa de aceitação em 44% e reduziu o tempo de resposta em 11%, segundo a executiva da plataforma.

Além disso, outras ferramentas do LinkedIn que também otimizam o RH são:

  • Assistente de Contratação: assume tarefas repetitivas e aprende com o feedback dos recrutadores para personalizar a experiência.
  • Coaching com IA no LinkedIn Learning: ajuda profissionais a desenvolverem habilidades interpessoais em cenários simulados, como feedback e conversas sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Fonte
Valor Econômico Exame LinkedIn
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo