NotíciasTissue no mundo

Toscotec lança novo conceito de máquina mais sustentável para papel tissue estruturado

A qualidade gerada pela linha INGENIA é substancialmente superior à do tissue texturizado, mas utilizando 35% menos energia

A Toscotec está lançando INGENIA, um novo conceito de máquina para produzir papel tissue estruturado de qualidade premium. A qualidade gerada pela linha INGENIA é substancialmente superior à do tissue texturizado e próxima ao produzido com Through Air Drying (TAD), mas utilizando 35% menos energia.

Com INGENIA, a Toscotec responde ao desafio do mercado de papel atual que exige tissue de qualidade premium obtido com menor consumo de energia e menor investimento de capital do que as linhas TAD. O conceito da INGENIA é baseado em tecnologias consolidadas para tissue premium, com base no vasto know-how interno de P&D da Toscotec e Voith, e validação de dados de campo em TAD e sistemas de papel estruturado.

Paolo Raffaelli, diretor de tecnologia da Toscotec, diz: “O fator chave para a redução de energia em comparação com o TAD é que o INGENIA atinge uma secagem significativamente mais alta por meio de desaguamento em tela formadora estruturada. Com TAD, a secagem térmica começa em 24-26%, enquanto INGENIA atinge um teor de seco muito maior sem usar ar quente ou vapor. Isso mantém a qualidade premium obtida por meio de transferência rápida e da tela formadora estrutura, mas com muito menos energia”.

QUALIDADE DE TISSUE ULTRA-PREMIUM

Por meio de tecnologias de remoção de água não compressiva e moldagem de fibra eficiente, INGENIA proporciona propriedades de qualidade de tissue muito mais altas do que outras tecnologias para tissue DCT texturizado ou convencional. Essas propriedades incluem bulk (volume), maciez, elasticidade e absorção, que melhoram a sensação tátil e as características finais do papel que compete com os segmentos premium de papel higiênico, facial e papel toalha.

O padrão específico da tela estruturada e o uso de uma calandra podem melhorar ainda mais a qualidade dos produtos finais.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA POR MEIO DA INOVAÇÃO DE PROCESSOS

O processo deste novo conceito de máquina começa com um perfil de diluição em camadas TT Headbox-ML operando em uma seção de formação de tela dupla.

Assim como as máquinas TAD, a INGENIA opera a transferência wire rush com baixa consistência, mas sua principal capacidade é um sistema aprimorado de deságue a vácuo sem pressionar a folha de papel, o que garante que o teor de seco seja aumentado enquanto as fibras são suportadas no mesmo formato que na formação original quando totalmente saturadas de água.

No final da seção úmida, a prensa de sapata TT NextPress usa baixa carga de pressão para estabilizar suavemente o teor de seco da folha e transferir o papel para a seção de secagem sem comprimir o bulk. A ação combinada do cilindro Yankee TT SYD de terceira geração e da capota TT de alta eficiência atinge o teor de seco final desejado.

O processo é completado por crepagem seca, estabilização da folha juntamente com a remoção de poeira e enrolamento de precisão usando a enroladeira TT BulkyReel eletromecânica equipada com um Center Wind Assist nos braços primário e secundário. O Center Wind Assist preserva totalmente o bulk reduzindo a pressão contra o tambor durante o processo de bobinagem.

CONFIGURAÇÃO FLEXÍVEL

A nova INGENIA oferece flexibilidade superior, pois pode facilmente passar da produção de tissue estruturado de qualidade premium para o DCT convencional. Quando em modo convencional, INGENIA oferece velocidade máxima da máquina e capacidade de produção.

INGENIA possui larguras de até 6 m, capacidade de produção de 100 a 250 tpd e velocidades de operação de até 1.500 m/min no modo tissue estruturado ou 2.000 m/min no modo convencional, dependendo do tamanho da máquina e dos requisitos do cliente.

Para mais informações, entre em contato com Marco Dalle Piagge, Diretor de Vendas, divisão Toscotec Tissue, pelo e-mail: marco.dallepiagge@toscotec.com.

Fonte
Toscotec
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo