Toscotec fornecerá atualização de produção para a Paper Prime em Portugal
O projeto visa alcançar economias substanciais de energia e aumento de produção
A Toscotec fornecerá uma atualização tecnológica da MP1 da Paper Prime em sua fábrica de Vila Velha de Rodão, em Portugal. Planejado para meados de 2024, o projeto visa alcançar economias substanciais de energia e aumento de produção.
ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TURNKEY
A Toscotec reconstruirá a seção de prensas da linha de tissue AHEAD 2.0 fornecida em regime turnkey para a Paper Prime em 2017. Originalmente equipada com um rolo de prensa de sucção com possibilidade de atualização para uma configuração de prensa de sapata, a máquina instalará a prensa de sapata de última geração TT NextPress da Toscotec para aumentar a eficiência de secagem em combinação com o secador TT SYD Steel Yankee existente.
O fornecimento também inclui um TT TurboDryer, que utiliza o calor recuperado do sistema de ar para fortalecer a ação de desidratação da prensa de sapata e aumentar a secura pós-prensagem. A reconstrução será fornecida em regime turnkey, incluindo operações de desmontagem e montagem, supervisão de montagem, comissionamento, treinamento e assistência inicial.
METAS: DESCARBONIZAÇÃO E ACELERAÇÃO
O projeto visa atingir dois objetivos. Em primeiro lugar, reduzirá o consumo de energia térmica da MP1 em 25% e, consequentemente, reduzirá significativamente as emissões de carbono associadas ao seu funcionamento. Em segundo lugar, a Toscotec realizará um aumento de velocidade da máquina de 2.000 para 2.100 m/min com aumento de capacidade associada.
Paulo Lobo Correia, CEO da Paper Prime, comenta: “Focada na eficiência da produção, essa atualização tecnológica aumentará a competitividade da Paper Prime e nos permitirá servir ainda mais a nossa base de clientes no futuro. A Toscotec tem sido nossa parceira de confiança desde o início com o fornecimento pronto para uso de nossa linha de tissue. Estamos confiantes de que sua experiência e confiabilidade garantirão um resultado bem-sucedido nesta nova etapa de nosso crescimento”.
Riccardo Gennai, Gerente de Vendas da Toscotec, afirma: “As atualizações de descarbonização e eficiência energética são fundamentais para o mercado europeu de tissue, num momento em que as regulamentações pressionam por uma profunda transformação da indústria. A tecnologia da Toscotec oferece eficiência e desempenho de investimento. Esperamos que a Paper Prime comece a gerar um retorno positivo sobre este investimento em menos de dois anos”.
SOBRE O GRUPO SOCIGENE
Com origens que remontam a 1991, o Grupo Socigene teve o seu primeiro grande impulso em 1999 com a criação da indústria de conversão Trevipapel na Lousã, Portugal. Hoje é um dos principais fabricantes de tissue em Portugal, conhecido pela sua marca Joker. A Trevipapel opera duas unidades de produção que processam cerca de 40.000 tpa e prossegue um ambicioso projeto de expansão focado tanto no mercado interno como no de exportação. Em 2017, o grupo criou a Paper Prime, uma fábrica de tissue localizada em Vila Velha de Rodão, que fornece bobinas de tissue a fabricantes de conversão em Portugal e outros mercados.