NotíciasTissue no mundoToscotec

Toscotec apresenta queimadores 100% movidos a hidrogênio para fabricação de papel sustentável

A inovação foi desenvolvida no contexto da transição energética de fontes fósseis para operações industriais de carbono zero

A Toscotec está lançando TT Hydrogen Burner, uma nova geração de queimadores 100% movidos a hidrogênio, projetados e testados para capotas Yankee. No contexto da transição energética de fontes fósseis para operações industriais de carbono zero, a Toscotec desenvolveu esta inovação patenteada para impulsionar a conversão da fabricação de papel em energia limpa.

O TT Hydrogen Burner é um queimador em linha com combustão controlada com precisão e dois modos de operação. No modo livre de carbono, funciona com 100% de hidrogênio; no modo de redução de carbono, é alimentado por uma mistura de gás natural e hidrogênio, onde a porcentagem de hidrogênio é aceita em uma ampla gama.

COMBUSTÍVEL LIVRE DE FÓSSEIS PARA UMA FABRICAÇÃO DE TISSUE MAIS SUSTENTÁVEL

O queimador de hidrogênio TT combina totalmente com o alto desempenho dos queimadores a gás, usando um combustível livre de carbono. De fato, a combustão do hidrogênio não emite dióxido de carbono na atmosfera. O fator-chave no balanço energético geral é que o combustível de hidrogênio é produzido a partir de fontes de energia renovável. Se este for o caso, no futuro, o hidrogênio poderá substituir os combustíveis fósseis em todos os processos térmicos associados à fabricação de tissue, incluindo a produção de vapor e os queimadores do sistema de ar. Em termos de infraestrutura, o hidrogênio pode ser armazenado em vasos de pressão ou injetado na rede de gás natural existente.

Stefano Pecchia, Diretor de Tecnologia de Energia da Toscotec, diz: “Os produtores de tissue estão pedindo por inovações tecnológicas que lhes permitirão trabalhar em modo de hidrogênio total. Quer eles escolham para substituir seus queimadores existentes ou instalar novas linhas de tissue, os produtores de tissue pretendem estar prontos para quando este combustível for amplamente disponível, competitivo em termos de custos e ecológico. Em resposta a essa demanda, a Toscotec investiu na construção de um banco de teste de sistema de ar dedicado para assegurar resultados garantidos de acordo com aos requisitos operacionais específicos das fábricas de papel”.

PRONTO PARA APLICAÇÃO INDUSTRIAL

O projeto do queimador de hidrogênio TT está pronto para produção em escala industrial porque foi testado com sucesso para operar sob as mesmas condições de velocidade do ar, temperatura e umidade do atual sistema de ar de uma máquina de tissue. O queimador de hidrogênio TT é adequado para instalação imediata.

Atualmente, a disponibilidade de hidrogênio para as fábricas de tissue é limitada, de modo que o queimador pode ser configurado para operar a queima hidrogênio misturado com gás natural em modo de redução de carbono, ou mesmo apenas gás natural, se necessário.

Quando o hidrogênio se tornar prontamente disponível, para alternar para o modo de hidrogênio total, o TT Hydrogen irá requerer simplesmente a substituição dos bicos, que é um procedimento fácil de um dia. Isso vai garantir a mais alta eficiência de combustão possível com base em 100% de gás hidrogênio.

Para mais informações, por favor contatar:

Elena Troia, Gerente de Vendas de Energia e Meio Ambiente, divisão Toscotec Tissue: elena.troia@toscotec.com.

Fonte
Toscotec
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo