CeluloseNotícias

Stora Enso investe € 10 milhões em energia renovável em fábrica na Finlândia

Graças a esse investimento, a empresa reduzirá o impacto ambiental de suas operações e ajudará a atingir a ambiciosa meta de reduzir as emissões de gases de efeito estufa

A Stora Enso Oyj investirá € 10 milhões em sua fábrica de celulose Enocell, na Finlândia, para substituir o óleo de combustível fóssil pesado por óleo de breu renovável. Com esse investimento, a empresa reduzirá o impacto ambiental de suas operações e ajudará a atingir a ambiciosa meta de redução das emissões de gases de efeito estufa.

Hoje, as principais fontes de energia da fábrica de celulose Enocell são licor negro renovável, casca e serragem, mas o óleo combustível pesado de origem fóssil é necessário quando a fábrica de celulose inicia após paralisações, manutenções ou distúrbios na produção. O óleo de breu é um óleo à base de pinho, livre de fósseis, que é um subproduto do tall oil refinado. Ao substituir o óleo combustível pesado por óleo de breu feito de árvores, a fábrica de celulose pretende se tornar um local 100% movido à bioenergia.

“Investir em nossa fábrica Enocell para acabar com o uso de combustíveis fósseis durante startups e paralisações de produção é outro exemplo de como a Stora Enso está trabalhando constantemente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa das operações e cumprir as ambiciosas metas climáticas da empresa”, diz Roy Antik, diretor interino de sustentabilidade da divisão de biomateriais da Stora Enso.

O escopo de fornecimento inclui tanque de óleo de piche, fundações e bacia de vazamento, casa de bombeamento com bombas, estação de descarga, novas tubulações, aquecedores e automação. As obras começarão imediatamente e devem ser concluídas até o final de 2023.

Toda essa ação reduzirá suas emissões de CO2 fóssil em quase 70.000 toneladas por ano, o que representa aproximadamente 50% das emissões de CO2 fóssil da divisão de biomateriais e uma contribuição significativa para as metas climáticas da Stora Enso.

Fonte
Stora Enso
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo