Stickies: evite perdas na produção com soluções químicas sustentáveis
Controle ambientalmente responsável dos stickies possibilita reduzir o consumo energético e aumentar a produtividade
Substâncias pegajosas e/ou precipitados do meio aquoso que se depositam na máquina de papel, cilindros, rolos ou tela e feltro, e em certos estágios da fabricação do papel, interferem na qualidade e no seu valor de venda e reduzem a eficácia da máquina de papel, levando a perdas na produção, afetando negativamente a vida média de telas e feltros. Além de prejudicarem a aparência do papel, causam efeitos adversos durante seu uso e sua conversão. Estes são os stickies, um problema corriqueiro na produção industrial de papel.
Os stickies podem ser divididos em primários e secundários: os primários estão presentes desde o início da polpa desintegrada que podem surgir com a limpeza e proteção insuficientes dos maquinários; já os secundários aparecem devido à reaglomeração de coloides ou químicos dissolvidos de adesivos, tais como películas coloridas, ligantes, aditivos de parte úmida e todos os químicos usados durante a fabricação de papel, impressão ou conversão.
Com o propósito de atender às necessidades dos clientes e criar alternativas sustentáveis para os processos produtivos, a CHT proporciona o controle ambientalmente responsável dos “stickies” por meio de três abordagens – Dispersão, Adsorção e Detackficação – em que são evitados o acúmulo de resíduos indesejados e a necessidade de retrabalho. Essas ações têm como efeito colateral a redução do consumo energético, contribuindo assim para uma abordagem mais sustentável. Saiba mais sobre as três abordagens:
DISPERSÃO
Esse método é amplamente adotado em máquinas de papel de embalagem que utilizam matéria-prima OCC. A estratégia consiste em dispersar as partículas de stickies primários, aplicando-os no início do processo, por exemplo, no pulper. Além disso, a dispersão dos stickies secundários é realizada no circuito de aproximação.
ADSORÇÃO
Para a adsorção, a CHT utiliza minerais como talco (silicato de magnésio) ou bentonita (silicato de alumínio) como agentes aglomerantes dos stickies. Essa abordagem permite a remoção dessas substâncias em estágios de depuração da polpa, ao mesmo tempo em que aumenta o tamanho dos microstickies, facilitando sua remoção ao longo do processo.
DETACKFICAÇÃO
O termo “detackficação”, importado do inglês, refere-se à remoção da capacidade de aderência dos stickies secundários presentes no circuito de aproximação da máquina de papel. Isso impede que essas substâncias se aglomerem e precipitem, contribuindo para um processo mais eficiente e sustentável.
CHT: INVESTINDO EM SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA
O mercado de papel passa por transformações significativas em resposta às crescentes demandas, principalmente, por sustentabilidade. Com a conscientização ambiental cada vez mais presente, a indústria de papel está focada em adotar práticas que minimizem o impacto ambiental e promovam a eficiência no uso de recursos naturais.
A busca por alternativas sustentáveis ao plástico e a crescente valorização de embalagens ecologicamente corretas impulsionaram a demanda por papel em diferentes segmentos, como embalagens de alimentos, cosméticos, produtos domésticos e outros. A preferência dos consumidores por materiais recicláveis e biodegradáveis incentivou as empresas a investirem em tecnologias que permitam a produção de papéis mais ecológicos e de alta qualidade.
Além disso, a digitalização da comunicação e a transição para meios eletrônicos não diminuíram a importância do papel, mas sim mudaram seu papel no cotidiano. Os papéis agora são frequentemente utilizados para criar experiências sensoriais e de alta qualidade em setores como higiene, impressão de livros, revistas e materiais promocionais. Isso levou à busca por papéis especiais, que não apenas transmitam informações, mas também proporcionem sensações táteis únicas.
As tecnologias avançadas também estão desempenhando um papel importante na otimização dos processos de fabricação de papel, permitindo maior eficiência, menor desperdício e qualidade aprimorada. A automação e o uso de dados para otimização de processos estão se tornando cada vez mais comuns, permitindo uma produção mais precisa e personalizada, de acordo com as necessidades específicas dos clientes.
A CHT conta com laboratórios analíticos e um time de especialistas com foco em oferecer um amplo serviço técnico de acordo com a necessidade de cada cliente.
A soluções CHT para controle de stickies promovem os seguintes benefícios:
– Aumento da produtividade
– Melhor qualidade do papel, prevenindo furos e manchas
– Rendimento máximo das fibras
– Aumento no tempo de vida das vestimentas
– Redução do número de quebras
– Aumento no tempo de vida útil das raspas
Conheça mais sobre as soluções CHT enviando um e-mail para: info.brazil@cht.com.