NotíciasSR Automação IndustrialTissue no Brasil

SR Automação entrega nova fase para automação de máquina de papel

Com a solução da empresa, foi possível aumentar mais 20% a capacidade produtiva da máquina com a inclusão de quatro grupos secadores, totalizando 140% de aumento desde 2019

A SR Automação realizou outra vez uma parceria com uma indústria de papel, adicionando 16 inversores ao processo de fabricação de seu papel, sendo todos destinados à automação da seção de secaria da máquina. Até então, a máquina já contava com 18 inversores em seu acionamento automatizado, o que havia gerado aumento de 100% na capacidade produtiva.

Vale ressaltar que os inversores ACS880 da renomada ABB são os únicos no mercado a oferecer a tecnologia DTC (controle de torque direto), imprescindível à essa fase do processo. Quando na programação, feita em PLC AC500 V2 ABB, é aplicado o teorema da divisão de cargas, onde por meio deste é obtida a tensão adequada da folha, garantido máxima velocidade sem ocasionar a quebra, mantendo qualidade.

Característica importante, foi a adição desses motores em formato silent drives, que nada mais é que o acionamento direto dos rolos guia da tela secadora, através de motores dimensionados especificamente para tal; conforme vídeo autoexplicativo acima. Essa particularidade, especialmente nesse ponto do processo, garante maior precisão e máximo aproveitamento do torque do motor, onde a divisão de carga é aplicada, detalhe crucial e de maior vulnerabilidade nesta etapa do processo.

Em 2019, a máquina de papel da contratante tinha como velocidade máxima 125 m/min, e hoje está ajustada e liberada para 300 m/min, gerando uma resultante de 240% nos ganhos. Vale ressaltar que o range de gramatura atendido em 2019 era de 130 a 300 g/m², e após os projetos de consultoria e automação fornecidos pela SR, hoje pode-se atender demandas de 80 a 450 g/m², provendo novos mercados de atuação.

A próxima, e última fase a ser implementada, agregará ao processo a seção da size press, onde a velocidade da máquina a ser atingida será de 350 m/min, fornecendo a resultante de 280% no ganho de produção total em três anos de parceria entre a SR e a companhia.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo