BoschNotíciasTissue no Brasil

Solução da Bosch tem nível avançado de detecção de incêndios

Com algoritmo treinado para detectação de chamas e fumaça direta na fonte, a AVIOTEC oferece segurança para a produção de papel e celulose

A Bosch, fornecedora líder global de produtos e sistemas de segurança, possui em seu portfólio de produtos a câmera IP para detecção de incêndio e fumaça, a AVIOTEC, com análise de vídeo integrada. Seu algoritmo treinado visa a detecção do foco com mais rapidez do que um detector de fumaça comum, como do tipo sensor, em um teto.

De acordo com a empresa, as tecnologias comuns para detectar fumaça e chama são uma solução confiável e econômica de segurança contra incêndio, mas atingem os limites de sua eficácia em ambientes desafiadores, como, por exemplo, locais industriais, edifícios grandes e espaçosos com tetos altos e construções ao ar livre abrigadas, muitas vezes utilizadas para armazenamento.

Segundo a Bosch, em aplicações industriais, a interferência de fatores perturbadores, como poeira e umidade, pode criar alarmes falsos ou poluir o detector, enquanto tetos altos muitas vezes impedem a detecção precoce de incêndios devido à lenta migração de fumaça para enfermarias do detector, tipicamente montado no teto.

Por isso, as tecnologias que usam vídeos inteligentes e detectores confiáveis na fonte de um incêndio podem ser uma boa solução nesses casos.

“Desenvolvimentos mais recentes, com algoritmos de inteligência artificial adicionados às câmeras, criaram um nível avançado de detecção de incêndio que não só é mais sensível, mas também muito mais robusto contra falsos alarmes. Isso oferece não apenas um alto nível de confiabilidade para segurança e proteção de instalações inteiras, mas também de continuidade de negócios”, diz a Bosch.

Segundo a companhia, mesmo que os fornecedores façam melhorias contínuas nas tecnologias utilizadas nos sistemas de alarme de incêndio, algumas questões fundamentais sempre limitarão as capacidades dos detectores devido a restrições físicas, sobretudo quando a fumaça precisa migrar para os detectores.

Este é o caso dos ambientes desafiadores, como:

  • Locais com materiais perigosos ou uma alta carga de fogo, como serrarias, usinas, armazéns ou instalações de produção;
  • Locais com tetos altos e construções protegidas ao ar livre, que são abertos aos elementos e normalmente usados para armazenar grandes volumes de materiais, equipamentos ou máquinas.

Para atender às demandas de segurança desses espaços, o mais indicado para proteger as pessoas, bens e as instalações, garantindo a continuidade dos negócios, são os detectores de incêndios por câmeras de vídeo, como a AVIOTEC.

Com eles, o tempo de reação é otimizado, pois a câmera de vídeo é capaz de detectar um incêndio assim que a fumaça entra em seu campo de visão. Assim, não há a necessidade de que a fumaça migre até o sensor e o acionamento é muito mais rápido do que detectores de fumaça tipo ponto, feixe ou aspiração.

Em ambientes desafiadores como os mencionados, as soluções de detecção de incêndio baseadas em vídeo podem detectar um incêndio em sua fonte em segundos, enquanto outras tecnologias precisariam de minutos antes que a fumaça em ascensão lentamente chegue a eles.

Com a possibilidade de transmissão das imagens, operadores de centros de monitoramento ou guardas locais podem verificar o alerta na imagem de vídeo antes mesmo de disparar um alarme de incêndio. Além disso, é possível identificar com rapidez e precisão, a localização do incêndio, bem como as mercadorias envolvidas, otimizando um tempo valioso no combate às chamas.

Esse tipo de detecção também pode cobrir áreas e espaços maiores do que detectores de ponto, o que a torna uma solução muito mais acessível para armazéns, hangares ou grandes salões.

COMO FUNCIONA A DETECÇÃO DE INCÊNDIO POR VÍDEO

As soluções de detecção de incêndio baseadas em vídeo são instaladas a partir de algoritmos físicos e de Inteligência Artificial complexos, chamados de redes neurais. Essas redes são pré-configuradas para analisar imagens de treinamento e, assim, o algoritmo aprende como são as chamas e as fumaças de incêndios. Portanto, as redes neurais são altamente dependentes desta filmagem.

Utilizando as imagens certas, com grande variedade de cenários, tipos de fogo e diversos graus de iluminação e movimento, a detecção fica ainda mais eficaz. Se a filmagem tem pouca variação no tipo de fogo e ambientes mostrados, os algoritmos podem encontrar dificuldades com qualquer coisa diferente, pois estes são fatores e parâmetros não rotulados para os quais nenhuma árvore de decisão foi criada.

“Muito ou muito pouco treinamento pode arriscar um incêndio não detectado ou alarmes falsos frequentes, respectivamente. No entanto, redes neurais construídas com as imagens certas e treinamento minucioso, cobrindo todas as eventualidades realistas, pode ser uma abordagem eficaz para a detecção bem sucedida de incêndio”, alerta a Bosch.

A empresa também afirma que outros algoritmos podem ser utilizados para minimizar a detecção de falsos alarmes, como os baseados em contraste e os físicos, porém, em algum momento, todas as opções de adaptação serão esgotadas e, assim, fica claro que a tecnologia avançada, na forma de algoritmos orientados por IA, é necessária para uma detecção confiável e uma redução significativa de alarmes falsos.

Futuramente, será possível entender o conteúdo de vídeo e seu contexto, bem como a semântica usando algoritmos de aprendizagem profunda para visão computacional.

Atualmente, esses algoritmos ainda estão em fase de pesquisa, o que inclui o desenvolvimento de hardware específico. Mas, com base em anos de algoritmos físicos estabelecidos para análises de imagens de vídeo, que têm sido usadas na construção de redes neurais eficazes, os limites de algumas soluções atuais de detecção de incêndio podem ser destacados e superados. A experiência e o conhecimento valiosos são poderosos para criar a próxima geração de soluções altamente confiáveis.

Uma grande quantidade de configurações de sensibilidade, combinada com algoritmos inteligentes de IA para gerar respostas subsequentes para cenários muito específicos, têm o potencial de preencher quaisquer lacunas analíticas e, assim, ampliar as capacidades de todas as imagens de vídeo capturadas. Com isso, a detecção de incêndio baseada em vídeo torna-se mais personalizável do que nunca, explorando toda sua multiplicidade de uso.

Para mais informações, preencha o formulário abaixo:

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo