Softys divulga seu Relatório de Sustentabilidade 2022
No documento, a empresa reafirma seu compromisso de cuidar das pessoas e destaca seu progresso na redução do uso da água e a gestão de resíduos
A Softys divulgou seu Relatório de Sustentabilidade 2022, que apresenta os resultados de sua gestão ESG (Ambiental, Social e Governança), abrangendo os oito países da América Latina onde atua. Pelo quarto ano consecutivo, a multinacional líder no desenvolvimento de produtos e soluções de cuidados pessoais publicou o documento destacando seu progresso na redução do uso de água, que caiu 14,2% em relação a 2021 e a gestão de resíduos, 24,7% inferior aos gerados um ano antes.
Além disso, o relatório destaca o início da companhia em direção à redução de emissões e um crescimento expressivo nas vendas de 26,3% na comparação com 2021.
Com uma estratégia sólida e comprometida com seus clientes e colaboradores, a Softys divulgou os avanços da companhia em termos de valor de marca, estratégia de sustentabilidade – em conformidade com seis dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) –, público interno – considerando talento inclusivo e diversidade –, fornecimento responsável, bem como desenvolvimento local e transformação digital.
De acordo com Gonzalo Darraidou, gerente geral regional da Softys, mudar, transformar e melhorar a qualidade de vida das pessoas não está relacionado apenas com o propósito corporativo da empresa e com o core do seu negócio de fornecer soluções de higiene e cuidados pessoais. “Embora seja verdade que, como qualquer empresa, precisamos nos sustentar ao longo do tempo por meio de uma operação rentável, nosso impacto a nível humano é o que nos move como organização. As iniciativas que implementamos – junto com nossos colaboradores, stakeholders e comunidades – são aquelas que valorizam o trabalho diário que realizamos. Temos plena consciência do papel que desempenhamos como empresa que atua em uma área tão importante, como as necessidades básicas das pessoas”, declarou.
SOFTYS CONTIGO
Com o propósito de cuidar das pessoas e das comunidades, o programa de investimento social da empresa, Softys Contigo, tem como principais metas, no pilar Água e Saneamento, viabilizar até 2026 cerca de 2 mil soluções que beneficiem comunidades em situação de vulnerabilidade da América Latina.
Em 2022, o programa beneficiou 2.400 pessoas diretamente e 1.600 indiretamente, em 18 comunidades no Brasil, Chile, Equador, México e Peru. Ao todo, foram construídas 127 soluções de água e saneamento (71 soluções sanitárias, 17 sumidouros comunitários e 39 soluções de água segura), além do desenvolvimento de um programa de voluntariado corporativo a nível regional, por meio do qual 680 voluntários Softys foram mobilizados.
“Segundo dados da Cepal, na América Latina, 25% da população não tem acesso à água potável, enquanto 66% não tem acesso a serviços de saneamento seguros. Como região, enfrentamos um problema que tem vários aspectos e que afeta principalmente a saúde das pessoas, especialmente aquelas que pertencem às comunidades mais vulneráveis. Na Softys, a nossa promessa de prestar os melhores cuidados para um amanhã melhor confunde-se com a premissa que mobiliza as nossas ações de sustentabilidade: não há cuidado sem higiene, por isso procuramos alcançá-lo por meio do acesso seguro e oportuno à água e ao saneamento”, afirmou Andrés Ortega, gerente geral da Softys Peru.
PROGRESSO E METAS NOS PRINCIPAIS ODS
No documentou apresentado, a Softys divulgou ainda os avanços e desafios relacionados à sua Estratégia de Sustentabilidade 2020-2023, baseado em seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Confira quais são os ODS:
- ODS 3: Saúde e bem-estar. Foram construídas 127 soluções de água, saneamento e higiene em cinco países da América Latina: 71 soluções sanitárias, 17 pias comunitárias e 39 soluções de água segura. A meta da Softys é implementar 2 mil soluções de água e saneamento na América Latina até 2026, em parceria com a ONG Techo.
- ODS 5: Igualdade de Gênero. Ao final de 2022, a Softys tinha uma participação feminina de 22,3%. Na mesma data, as mulheres ocupavam 32,4% dos cargos de liderança da empresa. A meta atual da Softys é aumentar, até 2025, a proporção de mulheres em 50% dentro da companhia e em cargos de liderança, em comparação com 2019.
- ODS 6: Água Limpa e Saneamento. A empresa obteve um consumo de 17,59 m³/t de água industrial, o que significou um consumo de água 35,5% menor em relação à linha de base e com o qual registrou um avanço de 89% em relação à meta de 2025. A Softys pretende reduzir seu uso industrial de água em 40% até 2025.
- ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis. Foram geradas 298.767 toneladas de resíduos, com redução de 24,7% nos resíduos sólidos em relação a 2021, o que significou um avanço de 27% em direção à meta. O objetivo da Softys é se tornar uma empresa com zero resíduo industrial para aterro até 2025.
- ODS 13: Ação Climática. Como empresa, foram emitidas 539 kt CO2 e de gases de efeito estufa (GEE), o que representa uma redução de 16,4% em relação à sua linha de base e um avanço de 32,9% em relação à meta estabelecida para 2030. A meta da Softys é reduzir suas emissões diretas e indiretas de GEE em 50% até 2030 (escopos 1 e 2).
- ODS 17: Parcerias para alcançar os Objetivos. Em 2022, a Softys aderiu ao capítulo local do Pacto Global, organização que promove a incorporação de dez princípios na gestão das empresas, relacionados ao respeito aos direitos humanos, boas práticas trabalhistas e cuidado com o meio ambiente. Seu objetivo é desenvolver, anualmente, alianças que contribuam para o desenvolvimento sustentável, alinhadas ao seu propósito de cuidado.