Sofidel abre novo armazém automatizado na Polônia
O novo armazém de 11 mil m² tem capacidade para 32 mil paletes de mercadorias e foi concebido para garantir maior eficiência e padrões de segurança
A Sofidel, um dos principais grupos papeleiros do mundo na produção de papel para uso higiênico e doméstico, conhecido sobretudo na Itália e na Europa por sua marca Regina, abriu um armazém automático na sua fábrica de Ciechanów, na Polônia. O novo armazém de 11 mil m² tem capacidade para 32 mil paletes de mercadorias e foi concebido para garantir maior eficiência e padrões de segurança.
O armazém automático de Ciechanów, cujo projeto foi coordenado pelo departamento técnico da Sofidel, é o segundo construído na Europa, sendo o primeiro na Suécia e o terceiro no mundo depois do de Circleville, em Ohio, nos Estados Unidos.
EFICIÊNCIA EM TERMOS DE ESPAÇO, LOGÍSTICA E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Os paletes de mercadorias são armazenados em uma área de 8.500 m², distribuídos em oito andares. Seis carrinhos empilhadores operam no local de forma autônoma e ônibus satélites transferem ou coletam paletes de produtos na célula de armazenamento atribuída pelo sistema de controle. Esta solução economiza até 40% do espaço do armazém.
Operando em condições normais, sete dias por semana, a movimentação dos produtos é automática até as docas de carga dos caminhões que partem, onde há a intervenção de um operador. Do produto acabado ao armazenamento em armazém, porém, o processo de transporte de paletes é totalmente automatizado, sem o uso de empilhadeiras. A primeira parte é feita por meio de ônibus guiados por laser, que movimentam os produtos dentro da planta de produção para prepará-los para armazenamento.
A segunda, da produção ao novo armazém (que fica a cerca de quatrocentos metros da fábrica), é feita por meio de dois caminhões autônomos, controlados por sistema GPS e transponders para garantir um posicionamento seguro e confiável. Os dois veículos têm capacidade para movimentar até duzentos paletes de produtos por hora.
Por último, por meio da integração entre o software de planeamento de recursos empresariais (ERP) para gestão de encomendas de clientes e o sistema de gestão de armazéns (WMS) para controle de inventário, o departamento da cadeia de abastecimento pode gerir as operações de atendimento de pedidos de forma mais eficiente, recolhendo automaticamente paletes de produtos do armazém para cima às docas de carga, com simplificação da logística e otimização dos fluxos de entrada/saída de mercadorias. Isso também aumentou o número de remessas e reduziu os prazos de entrega para os clientes.
SEGURANÇA EM TERMOS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E RISCOS DE INCÊNDIO
O entreposto de armazenagem de mercadorias apresenta duas características que elevam os seus padrões de segurança: em primeiro lugar, o fato de os trabalhadores e as máquinas em movimento não se encontrarem no mesmo local, o que anula qualquer risco residual de impacto entre trabalhadores e máquinas em movimento.
Em segundo lugar, a redução do risco de incêndio – uma vez que neste espaço, isolado do resto do edifício, de acesso limitado e monitorizado de perto, o oxigênio é reduzido para 14%, o que permite manter uma atmosfera respirável, mas impede o desenvolvimento e propagação das chamas.
EVOLUÇÃO DOS PERFIS DE TRABALHO
Utilizando estas tecnologias, mesmo nesta parte da unidade de produção, a figura do trabalhador evolui cada vez mais da lógica de um simples operador para a de controlador de processo e gestor de armazém.
As habilidades necessárias para operar o armazém estão mudando do manuseio manual com empilhadeiras para a supervisão de máquinas automatizadas. Há, portanto, uma demanda por profissionais mais bem treinados.
Para esse efeito, a Sofidel realizou a formação necessária aos operadores da fábrica, o que lhes permitiu melhorar as suas qualificações e lidar com processos mais complexos.
O LOCAL DE PRODUÇÃO EM CIECHANÓW
A unidade de produção em Ciechanów, onde foi inaugurado o novo armazém, é uma fábrica integrada que inclui tanto a fase de fábrica de papel, da celulose (matéria-prima do processo de produção) ao papel, como a fase de conversão, do papel aos produtos acabados. A capacidade de produção da fábrica triplicou recentemente. Hoje, a fábrica da Sofidel em Ciechanów ocupa uma área de 230 mil m², emprega mais de 450 pessoas e produz 90 mil toneladas de papel anualmente. A Sofidel Polônia, que faz parte do Grupo Sofidel, iniciou as suas operações em 2001.