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Setor de personal care leva inovações para a APAS Show 2022

Empresas do segmento aproveitaram a oportunidade para apresentar soluções e realizar negócios na maior feira de supermercados do mundo

Terminou na última quinta-feira, 19, a 36ª edição da APAS Show, maior feira de supermercados do mundo, realizada na Expo Center Norte, em São Paulo. O evento contou com a presença de mais de 800 expositores dos mais diversos segmentos, reunindo os principais dirigentes de redes e lojas.

Além dos principais fabricantes de papel tissue do país, a feira teve a participação de diversas empresas do segmento de personal care, que aproveitaram a oportunidade para apresentar suas inovações e realizar negócios. Acompanhe os destaques do setor:

VIVEO TRAZ NOVIDADES EM SAÚDE, CUIDADOS INFANTIS E FEMININOS

A Viveo, ecossistema de empresas que atende o setor de saúde de ponta a ponta, levou à APAS Show diversas novidades e soluções em cuidados pessoais, por meio das marcas Cremer, Topz, Feel Clean e Piquitucho, além de marcas próprias. 

Além de reforçar para o varejo sua linha completa de primeiros socorros, a Cremer apresentou produtos infantis que fazem parte da nova linha Patrulha Canina na marca Topz Baby. Já as marcas Feel Clean e Piquitucho trouxeram produtos como lenços umedecidos para bebês, crianças, adultos, pet e uma linha para limpeza doméstica.

“Na Viveo, na parte de consumo, a gente cuida primeiramente da categoria em toda a parte de proteção e de cuidado, não só para a saúde, mas estendemos nossas categorias para o universo infantil, onde temos o lançamento da linha baby Patrulha Canina. E, além disso, temos a linha de cuidados para saúde feminina, com toda a parte de saúde íntima; uma linha muito forte agora após as aquisições da FW e da Daviso, com toda a linha de lenços íntimos, lenços demaquilantes, e algodão para cuidado e bem-estar das pessoas”, contou Antonio Amaral Carneiro, diretor comercial da Cremer no Varejo.

As aquisições, de acordo com Antonio, fortalecem o negócio da Viveo no Brasil nos mercados de marca própria e de lenços umedecidos. “O grupo está bastante ativo no mercado; a gente vem buscando agora com as aquisições, primeiramente de Flexicotton, que é voltada 100% aqui para o mercado de marca própria e, posteriormente, com a FW e a Daviso, consolidando o mercado de lenços no Brasil. Então, a empresa vem forte para ser uma grande indústria no mercado, voltada para higiene e beleza, e não queremos parar por aqui”, completou.

Para o executivo, a feira foi uma importante oportunidade de se reaproximar do varejo, já que o grupo pretende facilitar o acesso de seus produtos a todos os públicos, para além das farmácias. “A gente está sentindo bastante esse otimismo das pessoas aqui para voltar agora o ponto de venda, voltar para o varejo, reaquecer a economia. Isso está na minha raiz, esse cuidado de estar ali direto ponto de venda, direcionando todo o meu time comercial para isso, tentando estar muito próximo não só do varejo, mas do consumidor final, da loja”, acrescentou.

A participação na feira também foi estratégica para a Viveo, que busca ampliar sua visibilidade na América Latina. “A APAS também trouxe a oportunidade de mostrarmos a fortaleza do ecossistema para o mercado Latam. No Brasil, somos líderes em muitas categorias e procuramos ampliar nossa presença no mercado, principalmente em países como Chile, Peru, Uruguai e Colômbia”, finalizou Thais Correa, gerente de Exportação da Viveo.

CONFY: EMPRESA TURCA APRESENTA TECNOLOGIA EXCLUSIVA EM FRALDAS INFANTIS

A empresa turca Confy possui tecnologias únicas no segmento de personal care, produzindo em quatro categorias principais: fraldas infantis, absorventes femininos, lenços umedecidos e fraldas para adultos. Somente em fraldas infantis, são três bilhões de peças fabricadas por ano.

“Tudo que está presente em nossos produtos é único e exclusivo ao redor do mundo, por isso nós conseguimos vendê-los internacionalmente. Em fraldas, além das convencionais infantis e para adultos, também temos as opções de fraldas-calças sanitárias. Já nos absorventes, temos três modelos diferentes, o ultra, o max e o clássico”, contou Ulaş Coşkun, gerente de comércio exterior. Em fraldas, o grande diferencial é a tecnologia Confy, uma espécie de camada produtora que possui zinco, d-pantenol e lanolina, cremes farmacêuticos que protegem e cuidam da pele do bebê.

De acordo com o executivo, a companhia está no top 3 da Turquia nos quesitos capacidade, produção e tecnologia. “Nós vendemos nossos produtos em cinco continentes e mais de 60 países, como Rússia, Oriente Médio, Europa, África, América do Norte nos EUA, América do Sul na Venezuela”, falou.

Para este ano, a Confy pretende lançar fraldas para pets – um produto que acredita ter grande potencial de venda devido ao crescimento do segmento. “Como fizemos em todas as categorias, vamos ter um diferencial exclusivo, incluindo tecnologia de boa absorvência que nenhum concorrente tem”, declarou Coşkun.

Fazendo um balanço positivo na participação do evento, o executivo destacou que a empresa busca, além de prospectar novos clientes, distribuidores para trazer a marca para o Brasil. “No pós-evento, vamos observar se fecharemos negócio com os clientes em potencial que conhecemos na APAS Show”, concluiu.

DRYLOCK EXIBE LANÇAMENTOS EM FRALDAS E ROUPA PARA INCONTINÊNCIA

A Drylock Technologies esteve presente na APAS Show para exibir suas principais novidades em cuidados pessoais. A empresa atua no mercado de produtos para incontinência urinária, produzindo fraldas, absorventes e roupas íntimas descartáveis, e é especialista na fabricação de fraldas infantis.

Temos várias linhas de produto, hoje trazemos uma contagem a mais nas fraldas infantis, os chamados pacotes cúbicos. Também trouxemos a fralda-calça infantil, a Bummys Pants, lançada em agosto do ano passado; e o lançamento do próximo semestre, que é uma linha de roupa íntima para incontinência, com novas marcas e marcas próprias, com tecnologia que não existe ainda no Brasil e novo formato de produto”, contou o gerente de marketing, Reginaldo Vilalta.

Com sede na Bélgica, a empresa atua a nível global e, no Brasil, desde 2018, possui duas fábricas no estado de São Paulo, uma em Capivari e outra em Poá. No mesmo ano, adquiriu as marcas Mardam, de higiene pessoal, e Capricho, de fraldas. “Ambas eram empresas familiares, com recursos familiares, com dificuldades no mercado. A aquisição foi importante porque trouxe mais tecnologia, competitividade, melhoria nos produtos, inovação e, principalmente, conhecimento dos especialistas da Europa, porque toda tendência vem para o país pouco tempo depois e hoje conseguimos antecipar isso”, explicou.

O mercado de incontinência – um dos mais visados pela empresa –, vem ganhando força no Brasil, o que abre novas oportunidades de negócio, segundo o executivo. “É um mercado que estamos explorando bastante. Hoje, todas as indústrias estão olhando para esse mercado de uma forma diferente; no Brasil, teve muita restrição, mas por falta de informação da própria indústria para informar o consumidor sobre quais são os produtos, como usá-los da melhor forma, quais os tipos de produtos para cada tipo de incontinência…. Agora, estamos no momento de informações abertas e novas tecnologias”, comentou.

Com a retomada das atividades presenciais, Vilalta acredita que a APAS Show foi uma importante oportunidade para entender melhor o mercado e planejar estratégias. “O evento sempre foi muito importante para se aproximar de clientes, distribuidores, entender mais sobre os parceiros e concorrentes, e sobre produtos e trazer novidades”, disse, acrescentando que a equipe da Drylock leva para casa “muito dever de casa”. “Temos novos contatos com a equipe comercial, revemos muita gente, vimos a movimentação de concorrentes e informações de fabricantes. O principal agora é voltar a planejar novas ações, novos desafios e trazer melhorias”, encerrou.

COM LINHA DE ABSORVENTES E FRALDAS, ASA PRETENDE EXPANDIR ATUAÇÃO

A indústria ASA, atuante principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país, marcou presença na APAS Show com suas marcas de produtos que constituem um portfólio bastante diversificado e que estão presentes nos lares de milhares de famílias – a exemplo da linha de cuidados pessoais, composta por fraldas infantis e absorventes femininos.

“A nossa indústria de higiene está no mercado já mais de 21 anos, temos a marca perene, já reconhecida. Temos a fralda Baby&Baby, lançada em 2000, com uma performance de 10h, e o absorvente Certo, com boa atuação”, comentou Douglas de Medeiros, gerente nacional de trade marketing.

A ASA tem fábricas nos estados de Pernambuco e Paraíba e pretende expandir sua atuação para outras regiões do Brasil. Nesse sentido, aproveitou a visibilidade da feira para realizar networking e apresentar suas principais inovações ao mercado. “É uma excelente visibilidade para nós; a feira como um todo traz um público seleto e sedento por novidades, por produtos despontando em outras regiões. É uma oportunidade de conversar mais próximo do mercado para falar com clareza a nossa estratégia”, falou.

Para o executivo, o evento foi um importante ponto de encontro entre os principais players do mercado. “A feira está bastante movimentada, vemos uma demanda enorme por informação, tanto do público brasileiro quanto estrangeiro, procurando os produtos para trabalhar com exportação. É um excelente termômetro da dinâmica que o mercado está tentando retomar, em uma velocidade realmente de retomada. Estamos bem contentes com a dinâmica da feira, com o movimento”, finalizou.

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Yasmin Godoy

Yasmin Godoy é jornalista, pós-graduada em Gestão de Conteúdo em Comunicação e desde 2020 escreve sobre os mercados de papel, celulose e personal care.

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