Fabricantes de tissue participam da APAS Show 2022
Na maior feira de supermercados do mundo, empresas levaram inovações e se conectaram com parceiros, clientes e varejistas
Terminou ontem, 19, a 36ª edição da APAS Show, maior feira de supermercados do mundo, realizada na Expo Center Norte, em São Paulo. O evento contou com a presença de mais de 800 expositores dos mais diversos segmentos e apresentou as melhores práticas de negócio do setor, reunindo os principais dirigentes de redes e lojas.
O Portal Tissue Online esteve presente na feira e conversou com os principais fabricantes de papel tissue do país para conhecer as novidades apresentadas e projetos para 2022. Confira os destaques do setor:
SOFTYS APOSTA EM LINHA DE SABONETES
A Softys, subsidiária da CMPC de papel tissue e cuidados pessoais, esteve presente na APAS Show com um estande repleto de soluções e novidades. A principal delas é a apresentação dos sabonetes Elite, que marcam a entrada da companhia em um novo segmento.
“Entramos nesta categoria há quatro meses, e é uma expansão para muitos mercados. Estamos fazendo um plano audacioso e, para nossa alegria, está indo acima do esperado: começamos primeiramente no mercado de São Paulo, queríamos conhecer, entender o giro, perceber a aceitação e agora vamos expandir para vários mercados. A aceitação está tão boa que já tivemos que revisar com o nosso fabricante três vezes o nosso volume pra cima”, contou o gerente geral da Softys, Luis Delfim.
Além de sua nova área de atuação, a companhia trouxe para o evento inovações nos segmentos em que já é referência. “Temos toda uma nova estratégia de toalha de papel e remodelagem de embalagem, de oferta de produto, principalmente com a linha Kitchen, que é uma família que cresce bastante. Também estamos fazendo alguns lançamentos, como uma embalagem de 16 rolos de um produto de 20 metros, que é o Noble; temos o relançamento do novo Elite, com mais maciez e trazemos o lenço de papel de bolso de folha tripla. Em personal care, trazemos nossa fralda premium com todos os tamanhos, em novas embalagens, uma cara nova, toda uma reformulação do visual, tanto na embalagem quanto na parte externa do produto”, pontuou.
Para Delfim, a feira é um momento oportuno para reencontrar clientes e parceiros. “Estou vendo muito interesse do varejo de se reaproximar da indústria, interesse sobre novidades e lançamento”, disse, salientando que espera levar do evento mais do que uma grande lista de pedidos. “A feira é boa pra fazer negócios, mas acho que o que mais vamos levar é a reconexão e reaproximação com nossos clientes; a pandemia fez com que ficasse mais difícil conectar com os clientes e uma reunião através da tela é muito fria”, observou.
Além do evento, ele conta que a Softys promoveu um encontro externo com clientes para falar de lançamentos, novos projetos, crescimento e aquisições, como a da Sepac, no ano passado e, mais recentemente, da Carta Fabril, a qual ele considera um plano para alcançar mais relevância.
“A compra da Carta Fabril faz parte do nosso plano de seguir crescendo no país e ser mais relevante na nossa categoria e, com maior relevância, poder ter uma operação maior, com mais escala, mais inovação, mais agilidade e entregar soluções para o consumidor e pro varejo”, concluiu.
SEPAC RELANÇA SEU PRIMEIRO PAPEL HIGIÊNICO
A paranaense Sepac aproveitou a oportunidade para relançar o KS Special, que está completando 45 anos. O “KS Special”, criado em 1977, foi o primeiro lançamento de papel tissue da companhia. Ele tem o toque macio, mais resistência e absorção, com um preço acessível aos consumidores. O relançamento conta com folha dupla e duas versões, com 12 e 18 rolos – este último em rolos compactos.
“É um produto para atuar numa faixa de preço na qual ainda não atuávamos, de entrada de preço. Nós temos a linha Duetto, que é líder de mercado no Sul, com folha dupla, extrema qualidade, 100% celulose. Mas o consumo do consumidor está mudando e a gente precisa se adaptar. Existe uma migração de folha simples para folha dupla, mas essa linha vem para atender o consumidor com menos poder de compra”, contou Rodrigo Girardi Batista, gerente nacional de marketing e trade da Sepac.
Outro lançamento foi o “Maxime Decor”, um papel toalha de altíssima qualidade decorado. “Não existe no mercado hoje papel 200 folhas e decorado, então é uma inovação para a marca”, disse, acrescentando que a empresa também preparou um estande diferente para esta edição, mais aberto para a recepção dos clientes.
O executivo afirmou que o evento é uma excelente oportunidade para a realização de negócios e networking. “O balanço é 100% positivo. O segmento de tissue é muito quente e a quantidade de clientes que não vendem a nossa marca e nos abordaram durante a feira é muito grande, então pra gente significa a positivação, são novos clientes e a possibilidade de colocar nossas marcas em outros varejos que não conhecíamos e onde não tínhamos contatos”, finalizou.
MILI INVESTE EM REBRANDING E PRODUTOS PREMIUM
Maior fabricante brasileira de tissue, a Mili chegou à APAS Show com muitas novidades. Entre elas, destacaram-se o papel higiênico folha tripla Prime Comfort, e a linha para cozinha Gran Chef – as grandes apostas da companhia para a linha de papel.
“Nós trouxemos um maquinário entre 2019 e 2020 que proporciona um papel mais suave e macio. O Prime Comfort tem três camadas, 3D, com camadas de ar entre elas, por isso temos um produto com maior qualidade, maior resistência e maior maciez”, disse Renata Maciel, gerente de marketing, afirmando que o lançamento vai ao encontro da crescente busca do consumidor por produtos de qualidade com preço competitivo, e é parte da nova estratégia da Mili no segmento premium.
Em personal care, a empresa também trouxe inovações. “A linha de absorventes foi totalmente remodelada, tem uma embalagem mais colorida, com mais envolvimento. Trouxemos nossa mascote, a Emili, fazendo aula de yoga mesmo nos dias menstruais usando nosso produto. Na parte infantil, também passamos por rebranding no ano passado, com novas embalagens e produtos com mais conforto”, pontuou.
Todas essas reformulações foram pensadas com o objetivo de aproximar o consumidor da marca. “A Mili tem um slogan antigo que diz que ela faz parte da família, e realmente faz, porque nas nossas casas temos todos os produtos – no banheiro, no quarto do bebê e na cozinha –, estando presente nos seus momentos mais íntimos”, afirmou.
Para manter a liderança da região Sul e expandir o negócio para todo o país, a Mili segue apostando em tendências modernas. “O time de marketing está sempre antenado, buscando referências europeias e nas américas, e buscando, além do conforto dos produtos, uma vibração nas embalagens. É sobre estar antenado, entender o que o consumidor espera”, contou.
A Mili é participante assídua da APAS Show e considera que esta edição teve um balanço extremamente positivo. “Esperamos novos clientes, muitos negócios e aumento de mix de clientes já existentes da base, porque os clientes de papel higiênico também estão migrando para personal care e vice-versa. A ideia é que os clientes tenham todos as nossas categorias dentro dos pontos de venda”, concluiu.
CIA CANONINHAS LANÇA PAPEL HIGIÊNICO PREMIUM
A catarinense Cia Canoinhas de Papel marcou presença no evento com a sua principal linha, a Fofinho. As principais novidades apresentadas foram os papéis higiênicos Fofinho Absolute, com folha dupla, em embalagens de 4 e 16 rolos, e Fofinho Absolute Premium, de folha tripla em embalagens de 4 e 12 rolos. Os produtos são feitos com 100% celulose, e aliam alta maciez e absorvência.
“Nós já temos toda a linha completa de papel higiênico e agora lançamos esse papel de folha dupla de classe 1 e de folha tripla, com ótima qualidade. Estamos aproveitando a feira para lançar esses produtos e ver todos os clientes”, comentou Mario Areias, gerente de vendas da Cia Canoinhas.
Na visão do executivo, o evento é essencial para a empresa e para o setor de tissue como um todo. “É muito importante pela visibilidade e pelo contato e prospecção de clientes. Prospectamos bastante, ampliamos negócios que a gente já tem, esse contato com os clientes do Brasil inteiro que vêm à feira. Estamos vendendo mais e estamos prospectando mais clientes, porque nossa produção está aumentando e temos que escoá-la”, explicou.
A Cia Canoninhas tem como principal diferencial no mercado a relação custo-benefício. “Trazemos custo e qualidade. É sempre a melhor qualidade do papel higiênico, de última geração de máquinas produtivas, e a gente agrega isso numa escala produtiva, com menor custo possível”, encerrou.
IPEL FORTALECE NETWORKING E EXIBE LINHAS CLÁSSICAS
A catarinense IPEL participou da APAS com o intuito de retomar o contato presencial nos eventos, paralisados com a pandemia, e realizar networking. A fabricante aproveitou a oportunidade para exibir suas principais linhas de papel higiênico, Ness, feita com 100% celulose, e Qualité, de fibras mistas, além da linha de cozinha Nobly.
“Com a linha de varejo, nosso foco estratégico de atuação é o sul do país e o estado de São Paulo, são as duas bases que atuamos comercialmente. Fazemos pequenas vendas no restante do Brasil e exportamos cerca de 7% do nosso faturamento para países do Cone Sul, principalmente. Dos dez maiores varejistas do Brasil a IPEL está em oito deles”, contou Luciana.
A executiva conta que a APAS Show é uma excelente oportunidade para a IPEL divulgar suas marcas e estabelecer conexões com o mercado. “A APAS é um evento muito significativo, principalmente na questão de visibilidade no varejo, além de ser um ponto de encontro para falar com grandes redes e impulsionadores, não apenas na questão de negócios, como de relacionamento”, comentou.
Além da retomada com os clientes e as grandes redes, ela acredita que a APAS permite às empresas estarem antenadas com as principais tendências de mercado. “A volta da presença física pro varejo é muito importante para ter discussões de mix, portfólio, estratégias de colocação do produto. A APAS tem uma grandeza; temos um entorno de tendências, outros países nos procurando, e vemos que o setor estava carente dessa retomada”, finalizou.
DAMAPEL APRESENTA PRODUTO SUSTENTÁVEL
A Damapel exibiu, na feira, o Fancy Planet, seu papel higiênico 100% sustentável, em embalagem de 12 rolos, com folha tripla, e o papel para cozinha Quick Big Service, de três rolos, com 360 toalhas. Além de apresentar suas principais inovações, a empresa aproveitou o evento para realizar negócios, fazer networking e conexões com o mercado. Confira a matéria completa sobre a participação da empresa clicando aqui.