NotíciasTissue no Brasil

Segundo dia do Tissue Summit Brasil 2025 inicia com palestra especial sobre celulose, sustentabilidade e inovação

O primeiro período da conferência foi marcado por palestras exclusivas e apresentações de produtos e soluções

O segundo dia do Tissue Summit Brasil 2025, realizado nesta quinta-feira, 13, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, começou com um ciclo de palestras que abordaram temas estratégicos para a indústria de tissue. Especialistas discutiram as perspectivas para o mercado de celulose, soluções químicas sustentáveis, embalagens recicláveis, inovação e novas tecnologias para o setor.

A programação teve início com a palestra especial “Celulose: o que esperar em 2025?”, apresentada por Gabriel Fernandez, analista independente especializado no mercado de Celulose e Papel.

Na palestra, Fernandez destacou que, pela primeira vez em muitos anos, não haverá novas capacidades de celulose entrando no mercado, o que deve manter a oferta da commodity restrita. Segundo ele, a disponibilidade da matéria será o fator mais relevante para o mercado.

O analista ainda ressaltou que a fibra curta e a fibra longa terão dinâmicas distintas, destacando a força da demanda chinesa, que consome cerca de 40% da celulose global. Além disso, ele comentou sobre o crescimento do setor de tissue, que já representa 50% do consumo de celulose para papel e continua em ascensão.

Dando continuidade à programação, Denise Merino Der Hagobian, Marketing Manager da Dynatech, contou um pouco da história da multinacional brasileira, pioneira na fabricação de corantes líquidos para o mercado de tissue, presente em sete países da América Latina, além de destacar alguns projetos da companhia e suas certificações. Itamar Ornelas, gerente de Assistência Técnica da Dynatech, por sua vez, apresentou os tipos de corantes disponíveis para seus clientes, incluindo a linha ecológica, e cases de clientes, destacando algumas das principais soluções oferecidas.

A sustentabilidade também esteve em foco com Larissa D’Otaviano, head de sustentabilidade da Valgroup, que abordou o potencial do mercado tissue na transição para “Embalagens Plásticas Recicláveis e com Conteúdo Reciclado”.

Larissa contou um pouco da história da companhia, que há 45 anos atua no mercado com de embalagens, destacando suas soluções com foco em sustentabilidade. Além disso, a executiva desmistificou alguns mitos acerca das embalagens plásticas, destacando suas vantagens, principalmente em termos ambientais, pois geram menor pegada de carbono e comentou sobre os investimentos em economia circular desenvolvidos pela companhia.

Na sequência, Luiz Carlos Silva, gerente Comercial – Water Treatment da Contech, apresentou o tema “Sistema multioxidativo”, solução para a degradação de compostos orgânicos da companhia. Durante a palestra, Carlos Silva pontuou os benefícios do sistema patenteado pela Contech, como zero redução de lodo e reuso de água, ilustrando, também, cases de sucesso.

Encerrando o primeiro período do dia, Albert Beltran Gimeno, diretor técnico da Sertec20, discutiu o tema “A inovação como DNA da Sertec20”.

Gimeno abriu a apresentação destacando o tema central do evento — resiliência e inovação — e reforçou que a inovação é fundamental para acompanhar as rápidas transformações do setor de papel tissue. Ele também falou sobre a resiliência da empresa e sua filosofia de proximidade com os clientes.

Como exemplo dos avanços da companhia, o diretor destacou os benefícios dos tratamentos enzimáticos, que permitem a substituição parcial ou total de fibras longas por fibras curtas, com foco na enzima de desagregação, que impacta diretamente a produtividade e pode otimizar filtros, melhorando a maciez e a qualidade do papel tissue.

Complementando sua apresentação, o diretor detalhou o portfólio da Sertec20 e comentou sobre o compromisso da empresa com a sustentabilidade, em alinhamento com a Agenda 2030.

Com uma programação diversificada, o evento segue promovendo debates relevantes sobre os desafios e oportunidades da indústria.

Para acompanhar mais detalhes do evento, siga o Tissue Online nas redes sociais e siga o canal no WhatsApp.

Instagram: @tissueonline

LinkedIn: Tissue Online

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo