Renova lança linha especial inspirada no Ano Novo Chinês
A gama é composta por guardanapos e lenços faciais vermelhos, decorados com detalhes e imagens de coelho em dourado
A Renova, fabricante portuguesa de tissue, recentemente lançou uma linha especial de produtos inspirados no Ano Novo Chinês 2023, o ano do coelho.
A gama é composta por guardanapos e lenços faciais vermelhos, decorados com detalhes e imagens de coelho em dourado, que foram desenvolvidos e personalizados especialmente para a celebração.
A partir de uma abordagem diferente da que realiza no ocidente com relação ao design, a Renova levou em conta alguns pontos importantes para desenvolver produtos adequados para o mercado oriental.
“Enquanto no mercado ocidental nós geralmente privilegiamos mais a simetria, os elementos geométricos e também representações mais reais das pessoas e dos elementos naturais, na cultura chinesa existe um foco maior dado a elementos mais naturais e muitas vezes representações mais abstratas, portanto, todos os elementos que são utilizados, todas as cores, todos os motivos, têm que ter um significado para esta cultura e um simbolismo muito maior do que aquele com o qual estamos habituados”, relata Maria Beatriz Filipe, gerente de Marketing de Produto da Renova.
Reconhecida por ousar nas cores de suas criações, para atender ao mercado asiático de forma única e criar esta edição especial, a empresa também fez adaptações para que o produto final fizesse mais sentido para seu público-alvo.
“Esta combinação das cores vermelho e dourado geralmente não é utilizada em nossos produtos. Outra peculiaridade também foi o fato do número quatro, porque geralmente é o número que nós utilizamos para desenvolver nossos produtos. Fazemos quatro criações diferentes de lenços faciais, os guardanapos têm quatro quadrantes, portanto, fazemos quatro desenhos, mas neste caso, sabemos que na China o número quatro está associado a uma simbologia mais negativa, portanto evitamos. Escolhemos o número três. Três criatividades de lenços faciais, três estampagens nos guardanapos e assim temos um produto que sabemos que é completamente ajustado ao mercado para o qual estamos a trabalhar”, completa a executiva.
SOBRE O ANO NOVO CHINÊS
“Para os chineses, existem 12 animais que representam o ano, chamado de Zodíaco Chinês e, 2023 é o ano do coelho. Na cultura chinesa, o animal é visto como símbolo de prosperidade e um presságio de boa sorte. As pessoas que nascem no ano do coelho são consideradas inteligentes e bem pensantes. Por isso, o coelho é usado nas decorações do Ano Novo chinês como um presságio de sorte no ano que está começando”, revela Xiao Chen, gerente de Contas de Negócios Internacionais na Renova.
O Ano Novo chinês também é conhecido no país como Festa da Primavera, época em que as pessoas costumam se reunir para um jantar de família e trocam presentes entre amigos e familiares.
“As pessoas também costumam fazer compras de ano novo no Festival de compras da Primavera, momento do ano em que os chineses chamam de “ban nian huo”. Nesta época, os produtos com a cor encarnada são um grande sucesso porque o vermelho simboliza sorte e alegria. É por isso que esperamos que a edição especial de ano novo Renova seja um sucesso”, diz Marcelo, da área de Novos Mercados da companhia.