NotíciasPersonal Care

Receita da Ontex supera US$ 405 milhões no primeiro trimestre

Alta de 13% foi apoiada pelo crescimento de volume e a implementação de reajustes para mitigar a inflação

A receita da Ontex para seus principais mercados no primeiro trimestre de 2022 foi de € 385 milhões (US$ 405,6 milhões), um aumento de 13% na comparação anual, apoiado pelo crescimento de volume com ganhos significativos de contratos e pela implementação de reajustes para mitigar a inflação dos custos das matérias-primas. Com isso, a empresa completa quatro trimestres consecutivos de crescimento sequencial e confirma uma retomada após o declínio nas vendas em anos anteriores.

A receita subiu dois dígitos na maioria das regiões, especialmente na América do Norte, onde estava bem acima de 30%, cumprindo fortemente o objetivo estratégico de crescimento de dois dígitos da Ontex na região.

Volume e mix foram os principais impulsionadores, com impacto de 11%. Ganhos de contrato significativos foram garantidos em 2021, tanto na Europa quanto na América do Norte, que combinados com fatores de crescimento subjacentes saudáveis, representam cerca de metade do aumento. O crescimento do volume também foi impulsionado por algumas compras antecipadas antes dos aumentos de preços e apoiado por uma base de comparação baixa no primeiro trimestre do ano passado.

Em baby care, a receita cresceu 18%, com mais de metade do aumento gerado pelas fraldas-calça para bebês, beneficiando-se do aumento das capacidades de produção como um dos eixos estratégicos de crescimento da Ontex.

A receita de adult care cresceu 5%. Enquanto o crescimento no canal institucional foi moderado, os canais de varejo e on-line avançaram dois dígitos de forma constante. Os produtos de cuidados femininos aumentaram 19%, principalmente em absorventes – categoria em que foram lançados novos produtos reutilizáveis.

Os preços subiram 2% em média, melhorando gradualmente ao longo do trimestre. Esse aumento reflete os primeiros benefícios das negociações contratuais. Embora a implementação esteja lenta em relação à inflação, novos aumentos já estão garantidos para impactar positivamente os próximos meses. Outros reajustes estão planejados para responder à inflação contínua dos custos de insumos.

Esther Berrozpe, CEO da Ontex, comenta: “É muito encorajador entregar um crescimento de receita, principalmente na Europa. Este é um resultado direto dos esforços significativos de nossas equipes para recuperar a confiança do cliente, melhorar a confiabilidade do serviço e propor produtos de alto crescimento”.

“Continuamos a implementar nossos programas de redução de custos e eles estão proporcionando um sólido impulso de economia estrutural. Esses são os principais alicerces para reverter nosso desempenho financeiro. Ao mesmo tempo, os resultados do trimestre mostram toda a extensão da inflação sem precedentes dos custos de matéria-prima e insumos, causando uma queda significativa nas margens. Como consequência, implementamos aumentos de preços para ajudar a compensar essa situação sem precedentes e continuaremos a fazê-lo passo a passo ao longo do ano”, completa.

Nos mercados emergentes, a receita aumentou 21%, quase inteiramente impulsionada por preços mais altos em todas as regiões. Como a Ontex atende os consumidores principalmente por meio de marcas próprias nesses mercados, os reajustes para repassar a inflação são implementados mais rapidamente. Na América Central, e em menor escala na América do Sul, houve aumento de preços em todas as categorias, com pouco impacto nos volumes. No Oriente Médio, os volumes também aumentaram, apesar dos aumentos significativos de preços.

A receita do grupo total foi de € 553 milhões (US$ 582,6 milhões), 15% maior, com volume e mix acima de 9%, impulsionado principalmente pelos core markets e preços acima de 7%, sobretudo nos mercados emergentes descontinuados. Incluindo as flutuações cambiais, a receita aumentou 15%.

Fonte
Nonwovens Industry
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo