NotíciasPersonal care no mundo

Ontex divulga resultados sólidos no 1º semestre e aumenta a perspectiva para o resto do ano

O aumento de volume e a transformação dos custos estão impulsionando a rentabilidade da empresa, com ganhos notáveis na América do Norte e uma reestruturação estratégica na Europa

A Ontex, um dos principais desenvolvedores e produtores internacionais de produtos de higiene pessoal, divulgou resultados sólidos para o primeiro semestre do ano, levando a uma revisão para cima de sua previsão anual. A empresa atribuiu a melhoria na rentabilidade e a redução do endividamento ao crescimento de volume e à transformação de custos.

Na América do Norte, a demanda aumentou consideravelmente, em contraste com o mercado estável para produtos infantis. Esse crescimento é resultado de novos contratos firmados no segundo semestre de 2023 e nos dois primeiros trimestres de 2024. A empresa espera um aumento adicional no volume, sustentado por novos contratos assegurados. Comparado ao ano anterior, o desempenho foi impulsionado pela redução de estoques dos clientes no primeiro trimestre de 2023, que havia reduzido os níveis de pedidos.

Na Europa, a demanda por produtos de cuidados infantis enfraqueceu, enquanto o segmento de cuidados femininos manteve-se estável e o de cuidados para adultos apresentou crescimento, refletindo tendências demográficas. Marcas de fraldas para bebês perderam participação de mercado para marcas renomadas, mas se destacaram em pants para bebês e cuidados para adultos. Os volumes de vendas na Europa seguiram essas tendências, com queda nas vendas de fraldas para bebês e aumento significativo em pants para bebês e cuidados para adultos. Os preços médios caíram 2%.

No setor de saúde, os preços permaneceram estáveis devido a contratos de longo prazo, mas outras categorias sofreram quedas sequenciais desde o segundo semestre de 2023, alinhadas com a redução dos preços das matérias-primas no início do ano.

O Ebitda ajustado cresceu 31%, atingindo €110 milhões no primeiro semestre de 2023, e 22% comparado ao segundo semestre de 2023. O programa de transformação de custos da Ontex, aliado a inovações sustentáveis, impulsionou a rentabilidade e competitividade, melhorou o atendimento ao cliente e facilitou a gestão de preços, permitindo investimentos adicionais em crescimento de volume. O aumento no volume e a melhoria no mix contribuíram com €6 milhões, enquanto o impacto líquido da inflação de custos se manteve estável e os efeitos cambiais foram positivos.

O programa gerou €37 milhões em economias operacionais líquidas, reduzindo a base de custos operacionais em 4,9%. Essas economias foram impulsionadas por inovações em produtos, melhorias na fabricação e na cadeia de suprimentos, além de iniciativas de compras.

Em junho, a Ontex anunciou uma reestruturação em suas atividades de produção e distribuição na Bélgica, parte de sua transformação estratégica para aprimorar a competitividade na Europa. O plano inclui o fechamento do site de Eeklo e a transformação do site de Buggenhout em um centro de excelência para pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos para incontinência média e pesada, visando aumentar a eficiência operacional da empresa em toda a Europa.

Os custos líquidos aumentaram em €3 milhões, enquanto a redução dos preços das matérias-primas teve um impacto positivo de €20 milhões, refletindo preços mais baixos ano a ano para fluff, polímeros superabsorventes e materiais não-tecidos. No entanto, esses índices começaram a subir novamente desde o final de 2023.

Outros custos operacionais aumentaram em €11 milhões a ano devido à inflação em salários, energia e custos de distribuição, e as despesas com SG&A subiram em €12 milhões, refletindo inflação salarial e ajustes na remuneração variável. As flutuações cambiais tiveram um impacto líquido positivo de €2 milhões, principalmente devido à valorização de algumas moedas na Europa.

A margem Ebitda ajustada subiu para 12%, um aumento de 2,6 pontos percentuais em relação ao primeiro semestre de 2023 e de 2,0 pontos percentuais em comparação com o segundo semestre de 2023.

Gustavo Calvo Paz, CEO da Ontex, afirmou: “Alcançamos várias conquistas estratégicas importantes no primeiro semestre do ano. Dois desinvestimentos foram concluídos com sucesso, aprimorando ainda mais nosso foco em mercados centrais, e nosso programa de transformação de custos entregou ganhos sólidos de eficiência mais uma vez. Essa entrega consistente, combinada com nosso pipeline de inovação sustentável, nos permite expandir nossos negócios na América do Norte e fortalecê-los na Europa, o que me dá confiança para garantir um ano forte. Com o objetivo de fortalecer ainda mais nossa posição competitiva, anunciamos a intenção de reestruturar nossas atividades de produção e distribuição na Bélgica. Essas medidas nos permitirão reforçar e expandir nossos negócios de forma sustentável, ao mesmo tempo em que aumentam a rentabilidade e a geração de fluxo de caixa”.

Fonte
Ontex
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo