CeluloseNotíciasValmet

Projeto Star: plantas de evaporação e licor branco são entregues pela Valmet

Entrega contempla primeira gaseificação de biomassa em fábricas de celulose da América do Sul

A Valmet, líder global no fornecimento e desenvolvimento de processos, tecnologias, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia, concluiu, no último dia 9 de setembro, a entrega dos projetos da planta de evaporação de licor negro e da planta de licor branco para o Projeto Star, da Bracell. O fornecimento contempla equipamentos de alto nível tecnológico, em termos de performance técnica, energética e ambiental.

A planta de evaporação de licor negro possui capacidade para 3,5 mil toneladas de água evaporada por hora. A planta de caustificação, por sua vez, contará com produção de 31 mil metros cúbicos de licor branco por dia e contém dois fornos de cal alimentados por biogás, com capacidade produtiva de 1.200 toneladas por dia, além de duas plantas de gaseificação de biomassa com capacidade de 87 megawatts térmicos cada.

O diretor de Celulose e Energia na Valmet América do Sul, Fernando Scucuglia, comemora o sucesso do cronograma de entregas das tecnologias. “A planta de evaporação e produção de licor branco desta linha 2 da Bracell serão as maiores plantas destas tecnologias em operação em todo o mundo e os equipamentos aqui instalados chamam a atenção pela robustez e imponência. Além disto, teremos a alimentação dos fornos de cal através de biomassa proveniente dos gaseificadores, ou seja, pela primeira vez na América do Sul, uma planta deste porte não utilizará combustível fóssil, o que nos traz muito orgulho como empresa que tem como missão converter recursos renováveis em resultados sustentáveis”, explica Scucuglia.

“O uso de ‘biogás’ é uma solução limpa, econômica e conectada com todas as ambições ambientais de nossos clientes e da sociedade. Ela funciona desde a secagem de biomassa, gaseificação e queima no forno de cal, incluindo os controles, tratamentos e eliminação de eventuais poluentes gasosos”, acrescenta o diretor.

Fonte
Valmet
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo