NotíciasPapel MarromPolpel

Polpel faz parcerias para reciclar resíduos gerados pela cadeia de rótulos autoadesivos

Brazicolor, Recimaster, Avery Dennison e Polpel somam suas iniciativas para reduzir o impacto causado ao meio ambiente e reciclar resíduos a partir da logística reversa

A Brazicolor, empresa de rótulos e etiquetas autoadesivos, situada em Caxias do Sul (RS), há muito tempo vem realizando a logística reversa dos resíduos de liners dos seus clientes. Pensando em como poderia reduzir o impacto causado ao meio ambiente, a empresa passou a recolher esses materiais, armazená-los e direcioná-los à Polpel, especializada na reciclagem e transformação de resíduos em novos produtos.

A partir do aumento da demanda, com a participação de novos clientes nessa cadeia de aproveitamento, a Brazicolor firmou uma parceria com a Recimaster, empresa especializada no transporte de resíduos, que passou a ficar responsável pela operação de coleta e direcionamento. Diante do sucesso dessa iniciativa, outras empresas da região passaram a adotar as mesmas práticas de economia circular, reduzindo o descarte em aterros e, consequentemente, o impacto ambiental.

“O pioneirismo de termos adotado essas práticas é motivo de muito orgulho para nós. Demos início a uma nova consciência e inspiramos outras empresas do setor a fazerem o mesmo. Com o ponto de sobrecarga do planeta acontecendo cada vez mais cedo, ações como essas são fundamentais para que a gente não atinja esse limite ou, pelo menos, adie essa data o máximo que pudermos”, destaca Celso Cenci, CEO da Brazicolor.

A união de todos esses esforços, conectando empresas e parceiros em prol da economia circular, é consequência dos esforços promovidos pelo programa AD Circular, da Avery Dennison, que tem como meta assegurar que até 2025 que 70% de toda a cadeia tenha acesso à reciclagem. A iniciativa foi reconhecida em 2020, pelo terceiro ano consecutivo, por uma das mais importantes premiações da indústria de rótulos e etiquetas, o Environmental and Sustainability Award, categoria de sustentabilidade do prêmio internacional Label Industry Global Awards.

“A iniciativa da Brazicolor, além de facilitar a reciclagem dos resíduos através do envio dos materiais à Polpel, promove um serviço adicional aos seus clientes e gera diferencial para empresas que buscam soluções sustentáveis e economia circular. A colaboração entre todos os membros da cadeia é fundamental para a construção de um futuro melhor para todos. Esperamos que cada vez mais empresas se inspirem em exemplos assim, reforçando a importância e eficácia de um trabalho colaborativo em prol da sustentabilidade!” comenta Flavio Marques, head de vendas da Avery Dennison do Brasil.

Atualmente, cerca de 60 empresas – incluindo convertedores, marcas e recicladores – participam do programa e a Avery Dennison tem trabalhado, continuamente, para ampliar essa atuação em toda a cadeia, com novas parcerias, a fim de tornar toda a indústria brasileira de etiquetas mais sustentável.

O CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE SE CONSTRÓI COM UNIÃO

Entre em contato com a Avery Dennison e faça parte!

Conheça também o Projeto Rever (da Polpel) e utilize papéis produzidos com a fibra (com certificação) oriunda da reciclagem do liner.

Entre em contato com a Polpel pelo e-mail: ailton@polpel.com  ou pelo telefone: (11) 2486-3316 e saiba como participar.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo