”O papel do líder é trazer inovação”, diz diretora de marketing da Softys
De acordo com Marina Mizumoto, o consumo per capita de tissue no Brasil está abaixo de países como Chile e Argentina, o que pode abrir oportunidades para o desenvolvimento da categoria no país
A Softys, subsidiária de papel tissue e cuidados pessoais da chilena CMPC, é líder na produção de tissue na América Latina e no Brasil, com 26% de participação no mercado e mais de 500 milhões de consumidores. Além de papel higiênico, guardanapos, toalhas e lenços de papel, fabrica itens de personal care, como fraldas infantis e adultas e absorventes femininos.
Além da liderança em tissue, a Softys também é a terceira fabricante de fraldas infantis com a marca Babysec. Já Ladysoft, de cuidados femininos, apesar de ter uma posição muito forte em alguns países da América Latina, no Brasil, ainda está em fase de crescimento, iniciando sua participação, conforme explica a diretora de marketing da companhia, Marina Mizumoto.
Com mais de um século no mercado, a Softys “é uma empresa muito consolidada e com participações muito representativas, com lideranças muito grandes em outros países da América Latina e, aqui no Brasil, está na jornada para consolidar essa liderança”, disse a executiva, em entrevista a Raul Nogueira Filho, do canal “Grandes nomes da propaganda”.
Após investir em aquisições no mercado brasileiro e cada vez mais estabelecida no país, a Softys vê no setor de tissue um terreno ainda a ser explorado pela companhia e pela indústria no geral. “Quando a gente avalia o mercado de papel higiênico, o Brasil é um país ainda pouco desenvolvido, se comparado com outros países da América Latina. O consumo per capita ainda está muito abaixo de países como Chile e Argentina”. A partir desses dados, a diretora avalia que o Brasil pode ser um campo de oportunidades. “Nós temos a oportunidade não só do desenvolvimento do consumo per capita da categoria, mas do valor da categoria”, complementou Mizumoto.
PORTFÓLIO
Proprietária das marcas Elite, Kitchen, Sublime, Babysec, Ladysoft, Cotidian, Elite Professional, Duetto e Paloma, após a aquisição da Carta Fabril, a Softys passou a deter também as linhas Cotton e Deluxe de papéis higiênicos, Baby Looney Tunes e Looping de fraldas infantis, os absorventes femininos Diana, as fraldas adultas Bem-Estar e as marcas Coquetel, Social Clean e Gran Finale de toalhas de papel e guardanapos.
Em pesquisa, a companhia identificou cinco grupos de consumidores de papel higiênico que buscam coisas diferentes nos produtos, por isso, o objetivo é oferecer soluções que atendam a todos os perfis. “Hoje, a Softys é a empresa que tem um portfólio mais completo para atender essa gama de consumidores que nós temos no mercado brasileiro. É uma das coisas mais importantes para nós, quando fazemos esse planejamento de marcas”, afirmou a diretora.
Nesse sentido, a fabricante dispõe de uma variedade de marcas para servir a maioria desses consumidores. “A principal delas é a marca Elite, que conversa com aquele consumidor que quer o papel higiênico mais macio, a máxima suavidade do mercado. Depois, nós temos a marca Cotton, que traz para aquele consumidor que quer um balanço entre suavidade e resistência. E temos a marca Sublime, que é voltada para aquele consumidor que busca um papel higiênico com maior rendimento do seu papel higiênico, que dura mais”, explicou.
“Elite é a marca número um em compra de consumidor dentro da América Latina. E estamos a contar isso para os consumidores: agora essa marca chega de maneira mais forte no Brasil, com um produto super suave”, acrescentou.
Por ser líder de mercado, a Softys acredita que trazer inovações com mais valor agregado e soluções é parte do seu papel. “Todas as pesquisas que temos feito esse ano mostram a necessidade e a receptividade do consumidor que quer isso [inovação], mas, acho que como fabricante, faltava um que pudesse trazer isso e desenvolver produtos, fazer essa comunicação. E é esse o papel que a gente quer ter. O papel do líder é trazer inovação, valor e solução para os nossos clientes, então, estamos vestindo a camisa”, concluiu.
SOBRE A SOFTYS
Atualmente, a Softys possui base no Chile, com venda de produtos para 15 países, e mantém sua operação funcionando em oito países da América Latina: Chile, Argentina, Brasil, Colômbia, Peru, Equador, México e Uruguai. Conta com 4 mil colaboradores e seis fábricas com capacidade para produzir 370 mil toneladas/ano de papel para produtos de higiene e quase 6 bilhões de unidades de produtos de cuidado pessoal. São seis centros de distribuição no total, que formam uma malha de distribuição privilegiada para todo o Brasil.