fbpx
DamapelNotíciasTissue no Brasil

O Fancy Planet, da Damapel, é 100% ecológico e reciclável

O novo papel higiênico produzido pela empresa se difere demais produtos da categoria sustentável, por se tratar do único produto fabricado no Brasil com embalagem 100% de papel

César Moskewen, gerente industrial da Damapel, foi um dos participantes do Painel Tissue Online que debateu sobre o Fancy Planet, o novo papel higiênico 100% sustentável da Damapel. Na ocasião, ele comentou sobre como a ideia de criar o novo produto foi concebida.

“O maior desafio do século é a redução do uso de plástico, então o Fancy Planet difere dos demais produtos dessa categoria sustentável, por se tratar do único produto fabricado no Brasil como embalagem 100% papel, sendo assim é um produto 100% ecológico e reciclável. A Damapel já estava implementando um projeto inovador para o Brasil, onde fomos os pioneiros na laminação com apenas água e sem cola, pensando nos assuntos que foram abordados na Tissue World 2019, sobre consumidor final e sustentabilidade, nos identificamos, e demos start nesse projeto da embalagem de papel”, relata.

Moskewen também comentou sobre a tendência de mercado sobre o consumo sustentável. “Entendo que essa seria uma tendência de um consumo inovador, inicialmente com base nas informações do produto recente desenvolvido na Europa, buscamos naquela época também desenvolver um fornecedor para embalagem e um mercado fora do ambiente tissue, agregamos conhecimento desse fornecedor de embalagem junto com outro desenvolvedor químico, e após muita insistência da nossa equipe e nossos parceiros, a embalagem ganhou forma, e agora está disponível nos pontos de venda. Pensando em sustentabilidade, a celulose é de floresta sustentável, utilizamos colas biodegradáveis, a base de água, cola vegetal a base de amido; a laminação não utiliza adesivo e sim água, a tinta da embalagem é base água, adesão da embalagem é por barreira autoselável e assim temos uma embalagem biodegradável”.

A Damapel já se preocupa com a sustentabilidade há anos, assim, o profissional também citou alguns dos outros projetos que a empresa vem realizando durante esse tempo.

“Para se manter competitivo e dentro da legislação, tendo como sede da empresa dentro da cidade de Guarulhos, sempre foi necessário estar um passo à frente nesse quesito. Então, há muito tempo, não basta fabricar o melhor produto para o consumidor final, temos também que nos preocupar com o meio ambiente em torno da produção. Agora, após o Fancy Planet, estamos desenvolvendo com nosso fornecedores de embalagens o plástico verde, plástico reciclável, itens esses que já existem no mercado porém apresentam baixa eficiência operacional, estamos também engajados com o público de logística reversa da ABIHPEC, temos o circuito fechado de uso de água, recuperação de fibras, uso de caldeira compactas de gás natural, com baixo NOX e CO, caldeiras essas que tem partida com vapor em menos de cinco minutos, coleta seletiva interna de papel, plástico, metais e vidros. Aí entra a reciclagem de tudo que coletamos, desde o óleo de cozinha, bombas plásticas, tambores, madeiras, até água de chuva que a gente coleta do telhado para irrigação de jardins e limpeza de calçadas. Em 2016 a Damapel recebeu o selo ambiental de Guarulhos, pelo reconhecimento dos trabalhos realizados por nossa gestão ambiental”, concluiu ele.

Confira na íntegra o Painel Tissue Online: Damapel Fancy Planet:

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.