NR-12 Pode ser suspensa
O
Durante o debate foram apresentados os obstáculos ocasionados pela norma, que recentemente foi alterada, passando de apenas 5 páginas, para mais de 100 laudas, contendo exigências no que se diz respeito a parâmetros e regras de segurança no uso de máquinas de todas as indústrias brasileiras.
Um dos pontos debatidos foi o alto valor que seria necessário para que todas as empresas se adequassem à norma; esse valor passa dos R$ 100 bilhões de reais. Como a norma já possuía vigência decretada com prazos estabelecidos, que inclusive, venceram em 2013, várias industrias, entre pequenas, médias e grandes, passaram por dificuldades no momento se adequar às normas estabelecidas; mais de seis mil estabelecimentos foram interditados por não cumprirem com as regras impostas.
Na indústria do papel, mais precisamente o setor Tissue, a NR-12 causou muita polêmica após sua última alteração, gerando dificuldades de adequação; pois ocorre que nem todos os responsáveis ligados aos processos industriais compreendem as regras, e se fizerem valer delas. Empresas grandes tem maior adaptabilidade, pois contam com procedimentos modernos e melhor estrutura, já as empresas menores precisariam de mais tempo para se adequarem às determinações da NR-12.
Também em novembro do ano passado, publicamos aqui no Tissue Online, uma matéria a respeito do impacto da NR-12 na indústria Tissue, você pode conferi-la, clicando aqui.
A respeito da queda da NR-12, o projeto apresentado ao parlamento não depende da concessão da presidência da república para entrar em vigor, no entanto, ainda não foram definidas as comissões que analisarão e votarão o projeto na câmara.
Tissue Online