fbpx




Banner Incape Portal Tissue Online
Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Celulose Notícias

Navigator lança plataforma dedicada à floresta

Plataforma digital dedicada à floresta portuguesa pretende funcionar como um agregador de conhecimento sobre o assunto a nível nacional

Numa parceria com o Raiz – Instituto da Floresta e do Papel, a The Navigator Company lançou, nessa segunda-feira, 8, o portal: www.florestas.pt – que reúne informação sobre o setor florestal nas suas diversas dimensões – natural, ambiental, recreativa e socioeconômica. Trata-se de uma plataforma digital dedicada à floresta portuguesa e que pretende funcionar como um agregador de conhecimento sobre o assunto a nível nacional.

meio-news-navigator

“Conhecer, valorizar e cuidar da floresta portuguesa” é o lema do projeto, que disponibiliza “informação oficial e conhecimento técnico-científico sobre o setor, com dados nacionais que, sempre que possível, são enquadrados no contexto europeu e mundial”, segundo os organizadores.

“Levar os visitantes a conhecer, a valorizar e a descobrir o que as florestas portuguesas têm para oferecer e o que podemos fazer para fortalecer, desfrutar e cuidar destes ecossistemas” é o objetivo dessa plataforma agregadora de conteúdo. Em nota à imprensa, a Navigator informou que “a informação veiculada é produzida por uma equipa de investigadores e redatores que trabalham de forma conjunta para criar conteúdos acessíveis, baseados em informação técnica e científica, apoiada em fontes técnicas e oficias e em referências bibliográficas consistentes”.

Isso também pode ser interessante 👇🏻
• Tissue Online lança nova plataforma de debate
• Como a produção de papel pode ser sustentável
• Talk Tissue com Gabriel Padula e Rodnaldo Carpinteiro, fundadores da Ever Blue Investimentos

Em Portugal, a floresta ocupa 36% do território, é responsável por 9% das exportações do país e ajuda a mitigar seis milhões de toneladas de gases com efeito de estufa. Mais do que isso: com um volume de negócios de 9 mil milhões de euros na indústria de base florestal e mais de 1,2 mil milhões de euros gerados pela produção silvícola em 2017, a economia da floresta tem um impacto muito significativo nas contas nacionais. Esses números, segundo a plataforma, significam que a indústria de base florestal e silvicultura contribuíram, respetivamente, para cerca de 4,6% e 0,6% do Produto Interno Bruto nacional (PIB) nesse ano. Juntas, foram também responsáveis por cerca de três mil milhões de euros de Valor Acrescentado Bruto (VAB).