fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Notícias Tissue no Brasil

Como a produção de papel pode ser sustentável

sustentabilidade-producao de papel

Diversas pessoas pensam que ela é prejudicial à natureza, mas na verdade, pode ser sustentável e contribuir para o equilíbrio ambiental

Entre os dias 1° e 5 de junho, celebra-se a Semana do Meio Ambiente, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo chamar a atenção de todas as esferas da sociedade para a necessidade da preservação dos recursos naturais e de se implantar medidas para prevenir a degradação ambiental.

estufa de plantio eucalipto

Muito se discute a respeito dos impactos da produção de papel para o meio ambiente. Diversas pessoas pensam que ela é prejudicial à natureza, mas na verdade, pode ser sustentável e contribuir para o equilíbrio ambiental. Isso porque os papéis podem ser feitos de celulose, matéria-prima de origem natural, que quando obtida por meio de produtores responsáveis, que realizam ações sustentáveis como o reflorestamento, pode trazer vários benefícios ambientais, como a reutilização de resíduos sólidos, o reaproveitamento de água e a diminuição de gases nocivos.

Os papéis produzidos a partir de aparas podem ser ainda mais sustentáveis. Esse processo ocorre por meio do recolhimento desses materiais por catadores de cooperativas de coleta seletiva ou a busca em empresas parceiras que queiram descartar suas sobras. Assim, contribui para o meio ambiente e para a economia, gerando emprego e renda a milhares de profissionais. No entanto, atualmente, esses materiais estão em falta devido à pandemia do coronavírus, já que com o distanciamento social, muitos escritórios e empresas paralisaram suas atividades presenciais, deixando de consumir papel cujas aparas são destinadas ao processo de reciclagem.

aparas de papel

Cada vez mais, é importante discutir maneiras de contribuir com um mundo mais sustentável, mas para isso, é preciso desmistificar algumas ideias, como a de que a produção de papel é ecologicamente incorreta. Quando se trata de empresas socioambientalmente comprometidas, é possível beneficiar as pessoas e o ambiente, agregando valor aos negócios.

Produtores responsáveis possuem selos florestais, realizam iniciativas que diminuem o impacto ambiental de suas atividades e utilizam matérias-primas, como madeiras, certificadas, isto é, plantadas exclusivamente para fins de produção, seguindo todas as práticas sustentáveis. Também é fundamental que os produtos passem por rigorosos testes e inspeções frequentemente, a fim de assegurar o compromisso com o meio ambiente e a qualidade do produto final.

Isso também pode ser interessante 👇🏻
• Talk Tissue com Gabriel Padula e Rodnaldo Carpinteiro, fundadores da Ever Blue Investimentos
• Albany International participará de programa de palestras com transmissão ao vivo
• Varejo e indústria devem entender o novo comportamento do shopper

Assim, é possível conciliar o desenvolvimento e a produção ecológica, contribuindo com a cadeia produtiva de papel e o meio ambiente, de modo a contemplar com precisão os três principais pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.