CeluloseNotícias

Movimentação de celulose cresce 57% no Porto de Santos

De acordo com a Santos Port Authority, foram movimentadas 2,6 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre deste ano

A celulose foi o principal destaque do balanço da movimentação de cargas do primeiro quadrimestre deste ano no Porto de Santos, divulgado pela Santos Port Authority (SPA). De acordo com a autoridade portuária, a movimentação somou 2,6 milhões de toneladas, com um crescimento de 57% sobre o mesmo período de 2021.

O diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, acredita que o alcance tenha sido resultado da captação de investimentos privados por meio dos leilões de arrendamentos do Porto, a exemplo das áreas STS 14 e STS 14A para celulose. Juntas, elas envolvem aportes de R$ 380 milhões.

Ao todo, a SPA endereçou a promoção de um pacote de 11 leilões desde 2019, que devem assegurar a contratação de R$ 7,1 bilhões em investimentos. Dentre eles, seis deles já foram realizados, entre os quais os STS14 e STS14A – a primeira área foi arrematada pelo consórcio Eldorado Brasil Celulose e a segunda, pela Bracell SP Celulose.

No primeiro quadrimestre deste ano, o porto obteve alta de 7% em relação a janeiro/abril de 2021 e atingiu 52,5 milhões de toneladas, a maior marca para o intervalo. As exportações responderam pela maior parcela desse volume, totalizando 37,8 milhões de toneladas, mais de 7,5%, enquanto as importações representaram 14,6 milhões de toneladas, isto é, mais de 5,8%.

Ainda segundo a SPA, a participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira em abril se manteve próxima a um terço, chegando a 29,8%. Uma parcela de 32,6% das transações comerciais com o exterior passou pelo complexo portuário de Santos em 2022 e teve a China como parceira.

Fonte
G1
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo