Metsä Group investirá € 370 milhões na produção de tissue sustentável
O Grupo vai modernizar e expandir a fábrica da Metsä Tissue, em Mariestad, na Suécia, com foco em sustentabilidade e aumento da disponibilidade de produtos locais
O Metsä Group anunciou um investimento de € 370 milhões focado na produção de tissue sustentável, na fábrica de tissue da Metsa Tissue, em Mariestad, na Suécia que será modernizada e expandida nos próximos dois anos.
Este será um dos maiores negócios de tissue da Europa e o maior da Metsä Tissue. O investimento aumentará a disponibilidade de produtos de tissue produzidos localmente e de forma sustentável no mercado escandinavo, onde 40% do uso de tissue atualmente é importado.
As obras de construção começarão durante a primavera europeia deste ano e a usina renovada deve entrar em operação no segundo semestre de 2025. Nessa fase o impacto total no emprego é estimado em cerca de 2 mil pessoas por ano.
Com este investimento, a Metsä Tissue se tornará empresa pioneira no investimento na produção de tissue sustentável na Suécia e na Escandinávia com suas marcas Lambi, Serla e Katrin. E ajudará a salvaguardar a segurança do fornecimento de produtos como papel higiênico diário com a expansão da fábrica de última geração, utilizando as mais avançadas tecnologias.
O investimento em modernização e expansão da companhia faz parte do Programa Future Mill da Metsä Tissue, que visa o desempenho ambiental e operacional líder mundial na produção de tissue.
“A produção de tissue é local e não é sustentável transportar produtos de tissue por longas distâncias. Esses produtos de necessidade diária precisam estar disponíveis em todas as situações e a produção local sustentável ajuda a garantir a segurança do abastecimento no mercado. Este investimento visa exatamente isso – a disponibilidade de produtos de tissue sustentáveis, produzidos localmente em uma região que é atualmente um dos maiores importadores líquidos de produtos acabados de tissue na Europa. Temos orgulho de desenvolver este negócio para ser ainda mais sustentável e localmente orientado para fazer o que pensamos ser os melhores lenços de papel do mundo, disponíveis para os consumidores em todas as situações”, afirma Esa Kaikkonen, CEO da Metsä Tissue.
SOBRE O PROJETO DE EXPANSÃO
Atualmente, a Metsa Tissue fabrica produtos de tissue com as marcas Lambi, Serla e Katrin, para uso doméstico e profissional. Com a modernização, a capacidade de produção atual será duplicada e chegará a 145 mil toneladas por ano.
Após a expansão, a fábrica contará com uma nova e moderna máquina de papel tissue com capacidade de 70.000 t/a, três novas linhas de conversão, tanto para tissue laminado quanto dobrado. E com um armazém totalmente automatizado para produtos acabados e manuseio de matérias-primas, além de um novo escritório.
Eficiência energética aprimorada, emissões mais baixas e planos aprimorados de ruído e odor serão usados como critérios de design na nova expansão que trará melhorias consideráveis no desempenho ambiental da produção de tissue.
FOCO EM PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
Apesar de dobrar sua capacidade de produção, as emissões de CO2 fóssil cairão para zero até 2030 devido à nova tecnologia em uso.
A expansão se concentrará exclusivamente na produção sustentável de fibras frescas, após o que a participação total de fibras frescas na fábrica é de 80%.
O consumo de água por tonelada será reduzido em 50% para 10 m 3 /t graças à nova tecnologia da máquina de papel, produção à base de fibra fresca e modernização da planta de efluentes que está permitindo uma melhor utilização da água purificada na circulação de água da fábrica de Mariestad.
As emissões logísticas devem cair 25% ao ano devido à substituição das importações de papel pela produção local.
IMPACTO POSITIVO NA COMUNIDADE LOCAL
A Metsä Tissue contratará cerca de 100 pessoas antes mesmo que a nova extensão entre em operação, dos quais 75% serão trabalhadores de produção polivalentes com competências técnicas.
Com a alta tecnologia de produção, a fábrica terá níveis de ruído e odor mais baixos que os atuais. Uma nova barreira de ruído reduzirá os níveis de ruído em 3-5 dBA devido aos novos aterros entre a fábrica e a área residencial e 26 silenciadores adicionais irão bloquear o ruído de forma eficaz.
A fábrica será equipada com novas tecnologias para gestão de água e tecnologias mais eficientes para purificação, o que terá um efeito positivo em relação aos odores. A maioria dos novos equipamentos de tratamento de água será coberta, melhorando ainda mais a gestão de odores.