Metal Service: suporte completo para montar sua operação de papel, do início ao fim
Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a empresa oferece as máquinas e equipamentos ideais para cada um de seus clientes
A indústria papeleira tem processos precisos e específicos para cada uma de suas atividades e, por isso, precisa de soluções personalizadas para atingir seus objetivos. Nesse sentido, a Metal Service oferece as máquinas e equipamentos ideais para cada um de seus clientes. Do preparo da massa às máquinas de papel, a empresa, sediada em Rio do Sul (SC), oferece toda a confiança e garantia de qualidade adquiridas nos seus mais de 20 anos de atuação no mercado.
Fundada em abril de 2001, a companhia iniciou suas atividades em um escritório de projetos para o setor papeleiro e aproveitou as oportunidades para crescer. No início, eram apenas seis funcionários além do fundador, Valmor Burato, que trouxe para essa empreitada toda a experiência adquirida anteriormente no setor de celulose e papel. O primeiro escritório era na casa de Valmor, mas o crescimento exigiu que a empresa mudasse para outra sala em 2003. Em 2007, já em sua sede própria, iniciou fornecimento da linha completa de equipamentos para reciclagem de papel e de máquinas para produção de papéis tissue, papel cartão e embalagens.
Nesses 20 anos, o principal marco na história da Metal Service aconteceu em 2014, quando passou a focar em soluções completas no fornecimento de equipamentos e engenharia para preparo de massa com base em matéria-prima reciclável – movimento que aconteceu por meio da contratação de novos engenheiros, investimento em treinamento e softwares. “Hoje, nosso departamento de engenharia está focado no desenvolvimento de novos equipamentos, com as melhores tecnologias, visando o baixo custo operacional e ganho na qualidade do produto final”, conta o fundador.
INOVAÇÃO CONSTANTE
O gerente comercial Rafael Mohr participou de quase toda essa história, dando seus primeiros passos na Metal Service em 2003. Ele pôde acompanhar de perto o desenvolvimento da estrutura de trabalho e ver cada mudança realizada, principalmente nos últimos cinco anos, elevar o patamar da companhia. “De 2016 pra cá, a empresa cresceu exponencialmente e viu seus resultados serem superados a cada ano que passava”, frisa.
A Metal Service oferece todos os equipamentos para montar uma operação de produção de papel, do início ao fim. Cada projeto desenvolvido tem um engenheiro responsável que presta suporte em caso de necessidade – isso faz parte de uma estratégia voltada para a verticalização da empresa, que tem praticamente todos os seus processos realizados por funcionários próprios. “Nosso objetivo é levar a segurança que temos internamente em nossa equipe para cada um de nossos clientes”, explica Rafael.
Paulo Silveira, gerente industrial, tem mais de 20 anos de experiência na área e vê na empresa um escopo que une eficiência de todos os setores para desempenhar o trabalho da melhor maneira. “A Metal Service tem uma proposta de engenharia técnica muito bem formada e que caminha muito alinhada aos setores comercial, de produção e montagem das máquinas”, destaca.
Outro fator importante é a organização na execução dos projetos, que também passa pela coordenação de cada setor para que as entregas sejam realizadas. “Temos um setor de compras que nos mantém abastecidos, funcionários na produção que seguem cronogramas bem detalhados, que garantem entregas dentro dos prazos estabelecidos e, por consequência, a satisfação dos clientes”, descreve Paulo.
Sidnei Vieira, coordenador de produção da Metal Service, já tem 12 anos de empresa e mais de duas décadas nesse mercado. Dentro da Metal Service, passou por vários setores e pôde ver o setor de produção sair de 15 para mais de 40 funcionários próprios. Ele foi responsável por implantar um setor de qualidade dentro da companhia, que otimizou procedimentos e práticas realizados para melhorar os resultados. “Verificamos todos os gargalos que tínhamos e pudemos trazer soluções práticas para que eles não voltassem a acontecer”, celebra.
A relação com os funcionários é outro diferencial que faz a companhia se destacar dentre as demais do mercado. Sidnei diz admirar muito a transparência, a preocupação com a parte pessoal e a dedicação para conseguir o melhor desempenho dos funcionários. “No início de cada mês, temos um café com a diretoria para todos saberem da realidade da empresa e há uma política que preza pela não demissão dos funcionários, tentando encontrar formas para que este possa desempenhar melhor o seu trabalho”, comenta, acrescentando que, pare ele, a Metal Service é mais que uma empresa, é uma família.
RESULTADOS
Os resultados da excelência no trabalho da Metal Service são vistos e reafirmados por seus clientes, que, em alguns casos, puderam acompanhar e auxiliar no seu crescimento. É o caso de Francelo Carraro, diretor da Estrela Indústria de Papel, que trabalha há 20 anos com máquinas fornecidas pela empresa. “Eles oferecem soluções e desenvolvimento para a melhora operacional, produtiva e de qualidade da nossa indústria”, relata.
Além das soluções eficientes, Marcio Pelegrino, diretor da Araucária Papéis, destaca o atendimento da Metal Service. “O pós-venda da empresa é sem igual e os equipamentos são de alta qualidade”, aponta.
Sidney Melotti, sócio da Papel Tangará, trabalha com equipamentos da Metal Service há praticamente 20 anos e não mede elogios para falar da empresa. Ele destaca que, além da qualidade dos equipamentos e disponibilidade no atendimento, a mentalidade da companhia também faz toda a diferença. “Eles não têm medo de desafios e sempre que propomos algo, se desdobram para conseguir a solução que precisamos, levando em consideração todos os detalhes de cada projeto”, exalta.
PRESENTE E FUTURO
Em 2020, a Metal Service iniciou o seu maior e mais ambicioso projeto: o Fornecimento Turn Key. Neste novo desafio, a equipe de engenharia projetou e fabricou todos os equipamentos para produção de papel na implantação de uma nova planta de papéis sanitários na cidade de Guarulhos (SP). Do preparo da massa até o tratamento da água utilizada, passando pela montagem mecânica, elétrica e hidráulica, tudo foi projetado e coordenado pela empresa, que enviou seus melhores profissionais para garantir a operação perfeita do sistema.
Para Tiago Burato, sócio e diretor da Metal Service, esse projeto foi muito audacioso para a estrutura atual da companhia, mas o resultado obtido demonstra a dedicação e qualidade do trabalho realizado. “O Turn Key nos trouxe muita maturidade, temos uma equipe jovem, com vontade de aprender e que realizou um grande trabalho”, comemora.
A Metal Service já iniciou seus planos de expansão, com a ampliação do galpão em sua sede, e também adquiriu um terreno ao lado, para expandir a área de expedição e possibilitar o aumento da produção das máquinas. Para os próximos passos, a empresa tem como desafio a necessidade constante de capacitação de funcionários para o desempenho das atividades. “Precisamos de pessoas técnicas e altamente qualificadas em toda a cadeia produtiva para atingir nossos objetivos”, diz Tiago.
Apesar disso, o executivo é otimista quanto aos próximos passos da empresa e vê no mercado de papel grandes possibilidades para o crescimento da Metal Service. “O mercado é muito seletivo e a qualidade da Metal Service faz diferença no momento das escolhas”, completa.
Orgulhoso, o fundador Valmor Burato celebra o grande trabalho realizado por sua equipe e o status conquistado pela Metal Service nesses 20 anos de atividade. “Nos tornamos referência no mercado papeleiro no fornecimento em soluções completas em equipamentos e engenharia para preparo de massa com base em matéria-prima reciclável”, conclui.