NotíciasTissue no MundoToscotec

Lucart valida a capacidade do TT Defender da Toscotec em aumentar a eficiência do yankee

Danilo Calamari, engenheiro sênior da fábrica de papel, compartilhou a experiência sobre os resultados alcançados com a inovação até o momento

A Toscotec lançou, recentemente, o TT Defender, uma inovação patenteada de ponta que fornece secadores yankee com um revestimento de proteção interna eficaz contra o vapor corrosivo. A empresa testou, com sucesso, o TT Defender na fábrica de tissue Diecimo, do Grupo Lucart, na Itália, em um TT SYD em fevereiro de 2020.

Danilo Calamari, engenheiro sênior da fábrica de papel da Lucart e gerente de plantas de cogeração, é o especialista técnico que acompanhou de perto o projeto na unidade. Nesta entrevista, ele compartilha a experiência com TT Defender e sua visão profissional sobre os resultados alcançados até o momento. Confira:

O TT SYD instalado na MP5 em Diecimo é equipado com TT Defender. Durante as verificações regulares que você realizou seis meses após o start-up, você entrou pessoalmente no yankee. Quais condições você encontrou?

D.C.: Fiquei agradavelmente surpreso com a aparência do yankee por dentro. Durante nossas checagens regulares, muitas vezes encontramos alguns sedimentos de magnetita e bloqueio de canos. Em vez disso, o TT SYD na MP5 apareceu como se fosse novo, ou melhor: toda a superfície interna e todos os canos estavam perfeitamente limpos. Evidentemente, durante seus seis meses de operação, nenhum sedimento de magnetita se formou dentro do yankee. Este resultado validou nossa decisão de participar deste projeto. Para ser honesto, desde o início, quando a Toscotec sugeriu que testassem essa nova tecnologia em nosso TT SYD, não estávamos totalmente convencidos. Finalmente, decidimos embarcar, porque tivemos uma ótima parceria com eles por muitos anos, e nós confiamos em seu profissionalismo e confiabilidade como fornecedores.

Os técnicos da fábrica sabem muito bem que, na operação normal do sistema de vapor e condensado, é bastante comum passar por fases transitórias ou questões que fazem com que alguns dos valores químicos e físicos que estão sob controle acabem não atingindo os requisitos padrão para o funcionamento adequado da planta. O TT Defender representa uma segurança adicional a esse respeito? Você acha que isso permite que o seu yankee tenha uma tolerância maior a esse tipo de variações de normalidade?

 

D.C.: Sim. O TT Defender nos permite superar alguns problemas possivelmente críticos no setor de tratamento químico do sistema de vapor e condensado da MP5 sem consequências. Nós podemos agora gerenciar com sucesso essas fases, que são completamente normais ao longo do ano.

Antes do TT SYD com TT Defender, a Toscotec instalou outro TT SYD em sua MP6, que fica ao lado da MP5 e compartilha o mesmo sistema de vapor e condensado. Em termos de desempenhos de secagem, você descobriu que a capacidade de secagem do yankee de aço com TT Defender era diferente do outro?

D.C.: Além do TT Defender, os dois TT SYDs instalados na MP5 e MP6 têm as mesmas características, para que pudéssemos comparar facilmente seus desempenhos sob várias condições de operação. Não encontramos nenhuma limitação na capacidade de secagem do TT SYD com TT Defender. Antes da aplicação, alguém pode se perguntar se o TT Defender poderia impedir a troca de calor entre a superfície interna e externa dos yankees na qual sua capacidade de secagem é baseada. O resultado real é que o TT Defender não afeta a eficiência térmica do yankee de forma alguma. Em um ano de operação, nós descobrimos que os dois TT SYDs na MP5 e MP6 têm um desempenho igualmente bom.

Você acha que o TT Defender permite eliminar o risco de paradas de manutenção mais longas devido à obstrução dos canos?

D.C.: Na Lucart, realizamos uma inspeção interna regular do yankee por ano. Vamos verificar o TT SYD da MP5 neste verão, mas o que podemos dizer agora é que não estamos tendo problemas com a qualidade do tissue que podem apontar para um bloqueio no cano. O papel que estamos produzindo na MP5 é de alta qualidade e tem um perfil de umidade na direção transversal muito uniforme. Isso sugere que, quando abrirmos o yankee ainda este ano, provavelmente faremos apenas uma verificação rápida, sem alocar pessoal e estender o tempo de inatividade para limpar ou substituir os canos. Com o TT Defender, nós esperamos encontrar um yankee que esteja sempre limpo e nos permita obter a melhor eficiência de produção em termos de qualidade e quantidade.

Fonte
Toscotec
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo