Lucart obtém empréstimo de €101 milhões para investir em economia circular
O montante disponibilizado também será usado na implementação de instalações e máquinas com maior eficiência de recursos hídricos e energéticos
A italiana Lucart anunciou recentemente que obteve um empréstimo de 101,4 milhões de euros para investir no apoio à economia circular. A fabricante de papel, conhecida pelas marcas Tenderly e Lucart Professional, beneficiou-se de uma subvenção de um conjunto de instituições constituído pelo UniCredit (na função de coordenador global e agente intercredor).
A Garantia SACE, concedida pelos bancos UniCredit e Intesa Sanpaolo, auxilia a operação para apoiar os planos de crescimento das empresas italianas. Dividida em quatro empréstimos, a operação tem duração de seis anos, entre os quais dois são vinculados à sustentabilidade graças à introdução de objetivos acordados com os dois coordenadores de sustentabilidade. As metas incluem questões relevantes para a Lucart e para a indústria papeleira, também à luz do Plano Nacional de Retomada e Resiliência (PNRR) italiano, como a redução do consumo de água e a valorização de resíduos.
O montante disponibilizado será usado para dar continuidade aos investimentos de apoio à economia circular e à implementação, na cadeia produtiva, de instalações e máquinas com maior eficiência de recursos hídricos e energéticos.
“A sustentabilidade é o elemento que inspira nossas inovações e relacionamentos com nossos stakeholders”, declarou Andrea Fano, Diretor Financeiro da Lucart. “Estamos, portanto, felizes em ver como nosso caminho é seguido e apoiado pelos mais importantes institutos instituições de crédito que valorizam nosso negócio modelo e nossa abordagem determinada para otimizar o uso de matérias-primas e reduzir o desperdício, transformando-os em novos recursos. O empréstimo obtido insere-se num processo de reforço da estrutura de capital do grupo para suportar o ambicioso plano de crescimento previsto no nosso plano estratégico”.