NotíciasTissue no mundo

Lucart apresenta seu 17º Relatório de Sustentabilidade

“A sustentabilidade continua sendo o elemento inspirador de nossas inovações e relacionamentos com nossos stakeholders para construir um futuro melhor”, diz o CEO Massimo Pasquini

O 17º Relatório de Sustentabilidade da Lucart, o primeiro a ser endossado por uma entidade certificadora, foi apresentado em Lucca, na Itália, durante um evento intitulado “Carta Canta – Essere Green Heroes” (em tradução livre, “O papel fala – Sendo heróis verdes”).

Desde 2014, a empresa reduziu as emissões específicas de CO2 e NOx em 14,9% e 47%, respetivamente, reduziu o consumo específico de energia em 13,2% e totalizou 80% de resíduos recuperados. Além disso, o consumo específico de água diminuiu 23,3% em relação a 2013.

O 17º Relatório de Sustentabilidade da Lucart destaca, ainda, a concretização de um volume de negócios superior a 540 milhões de euros (+ 6,5% frente a 2020), confirmando o crescimento contínuo da empresa num ano marcado pela pandemia e a crise econômica global em virtude dela.

RESULTADOS

A Lucart continua no caminho da transição ecológica na indústria do papel, antecipando a meta de 2025 de usar embalagens 100% recicláveis e/ou compostáveis e está trabalhando para aumentar o uso de embalagens feitas de materiais renováveis (79%) produzidas total ou parcialmente com matérias-primas recicladas.

A empresa está mais comprometida do que nunca com “Natural”, o ambicioso projeto de economia circular lançado em 2010 para desenvolver o uso de fibras alternativas à celulose virgem, para recuperar todos os materiais contidos nas embalagens cartonadas para bebidas do tipo Tetra Pak®. De 2013 a 2021, no âmbito do Projeto Natural, a Lucart contribuiu para:

  • Recuperar mais de 7,6 bilhões de embalagens cartonadas para bebidas;
  • Evitar o uso de mais de 3,3 milhões de árvores;
  • Evitar a emissão de mais de 195 mil toneladas de CO2.

O Projeto Natural e a atividade de reciclagem da Tetra Pak® levaram à criação de uma simbiose industrial entre a Lucart e a CPR System com a fundação da Newpal S.p.A., uma subsidiária dedicada à moldagem de paletes de alta qualidade em plástico reciclado provenientes da fábrica de Borgo a Mozzano.

A Newpal S.p.A. estará envolvida num investimento de cerca de 7 milhões de euros para a criação de um polo industrial na zona de Ferrara dotado de uma inovadora fábrica de moldagem de plásticos reciclados. Ele estará em total operação em janeiro de 2023 e fechará completamente o círculo de recuperação de embalagens cartonadas tipo Tetra Pak®, devendo gerar grandes vantagens para o meio ambiente e novas oportunidades de negócios.

“Durante 2021, verificou-se um reequilíbrio da procura de bens entre os produtos de consumo e Away from Home, num contexto de forte recuperação econômica, sobretudo no segundo semestre do ano. No entanto, o ano foi caracterizado por um aumento acentuado dos preços de todas as matérias-primas, tanto fibrosas como materiais auxiliares, e os preços da energia dispararam no último trimestre de 2021, agravados pela eclosão da guerra na Ucrânia no primeiro trimestre de 2022”, comentou Massimo Pasquini, CEO da Lucart.

“A sustentabilidade continua sendo o elemento inspirador de nossas inovações e relacionamentos com nossos stakeholders para construir um futuro melhor. O enquadramento macroeconômico das matérias-primas e da energia leva-nos a agilizar as ações que já desenvolvemos nos últimos anos e que nos levam a apostar na economia circular, na produção e eficiência energética, na autoprodução e compra de energias renováveis, e no mercado e diversificação de produtos, com especial atenção ao Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (NRP) italiano, ao abrigo do qual o Grupo Lucart apresentou vários projetos”, completou.

PROJETO DE ECONOMIA CIRCULAR

No evento, a companhia também destacou algumas das iniciativas de sustentabilidade e economia circular lançadas em 2021. Entre elas, está o Urban Safety Everyday, um novo projeto de mobiliário urbano que combina segurança, inovação e reciclagem de resíduos, criado pela R3direct, empresa italiana especializada em impressão 3D de grande formato, em colaboração com a Lucart.

Trata-se de um revestimento impresso em 3D feito de grânulos de plástico e alumínio recuperados de embalagens cartonadas de bebidas, para transformar barreiras de concreto em elementos de mobiliário urbano equipados com assentos e floreiras. O protótipo foi adquirido pela Prefeitura de Lucca e está localizado no centro da cidade.

Fonte
Lucart
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo