NotíciasPersonal care no mundo

Kotex e Plan International promovem campanha sobre educação menstrual

De acordo com estudos do Unicef, realizados em quatro regiões do Peru, 99% das meninas sentem vergonha de seu período menstrual na escola e uma em cada três chega a faltar por conta da menstruação

No Peru, ainda existem barreiras que limitam meninas e adolescentes a gerenciar sua menstruação em condições dignas, com acesso à água, produtos menstruais, informações sem estigma e apoio para passar pelo período menstrual com segurança, gerando assim um impacto significativo no seu desenvolvimento, bem-estar e escolarização.

Essa situação acaba por aprofundar as lacunas de desigualdade e discriminação de gênero, sendo comprovado que 99% das adolescentes de diferentes regiões do país sentem medo ou vergonha de sofrerem com manchas durante o período menstrual, segundo estudo realizado pelo Unicef (2020).

Além disso, 57% já ouviram ridicularizações sobre o assunto em suas instituições de ensino, principalmente por homens. Por outro lado, 85% das adolescentes indicam que não se sentem à vontade com os banheiros de suas escolas.

“O primeiro passo para a igualdade é promover uma conversa mais aberta sobre um tema que ainda gera discriminação e exclusão de meninas e mulheres: a regra”, diz María Alejandra Ibarguren, gerente de marketing das categorias Feminine & Adult Care da Kimberly-Clark Perú. Por isso, a empresa, por meio de sua marca Kotex®, reforça sua aliança com a ONG Plan International para promover condições que permitam que adolescentes e jovens gerenciem adequadamente sua saúde menstrual.

“Como sociedade, normalizamos questões muito complexas como insegurança cidadã, corrupção, entre outras coisas, mas, ao mesmo tempo, é difícil para nós falar de questões tão naturais como a menstruação”, ressalta Ibarguren. “Sabemos que uma em cada três meninas e adolescentes falta à escola durante o período menstrual, segundo o Unicef. Esse problema permanente nos motivou a lançar nossa nova campanha ‘Vamos Normalizar o Normal’, buscando reforçar a natureza do período menstrual e questionar tabus sociais para evitar que eles interfiram nas conquistas que todas as mulheres desejam ter”, finaliza a gestora.

“A ausência das meninas na escola, além de afetar suas oportunidades de desenvolvimento, as expõe ao risco de serem vítimas de violência, perpetuando o ciclo da pobreza. A educação nas escolas e nos lares é essencial para questionar conjuntamente os estereótipos de gênero e as crenças que limitam o desenvolvimento dos adolescentes. E desta forma promover a mudança. Com o nosso Programa ‘Novas Regras’, vamos impactar mais de 180 mil pessoas”, afirma Stephania Lozano, coordenadora do Projeto “Novas Regras”.

Como parte dos esforços para que mais adolescentes vivam sua menstruação informada, livre de barreiras e estereótipos, a Kotex® compartilha um espaço virtual onde podem ser acessados ​​aqui materiais informativos sobre a menstruação e outros temas relacionados.

INCENTIVANDO A EDUCAÇÃO MENSTRUAL NO PERU

A campanha ‘Vamos Normalizar o Normal” une as diferentes iniciativas que a multinacional, em parceria com a ONG Plan International, vem desenvolvendo como parte do Projeto “Novas Regras”, que chegou ao Peru no início do ano. Essa aliança busca promover as condições e mudanças necessárias para uma gestão menstrual segura e digna, por meio de programas de educação menstrual e sexual voltados para alunos e professores, miniprogramas de rádio que abordam questões sobre puberdade e menstruação voltados para mães e pais, bem comoao renovação de espaços de higiene em 24 escolas em Lima.

Atualmente, o programa é realizado em três distritos de Lima: Villa El Salvador, San Juan de Lurigancho e Carabayllo. Segundo a Plan International, Villa el Salvador é o distrito de Lima com maior índice de gravidez indesejada; em San Juan de Lurigancho, apenas 61% das meninas terminam o ensino médio; e Carabayllo é o maior distrito de Lima e com as necessidades mais gerais.

Fonte
Kotex
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo