Essity lança jogo para promover educação menstrual no metaverso
Por meio de sua marca de cuidados femininos Saba, a companhia uniu-se à Dentsu Creative para desenvolver um videogame on-line para crianças e adolescentes
A empresa de higiene e saúde Essity, por meio de sua marca Saba, uniu-se à Dentsu Creative para desenvolver o V-Land no metaverso, um videogame on-line, disponível na plataforma Roblox.
Destinado a crianças e adolescentes, o jogo pretende ajudar a quebrar o tabu que ainda existe em torno da menstruação, educando e normalizando o assunto na sociedade, levando informação e conhecimento aos usuários.
O V-Land está disponível gratuitamente no Roblox e pode ser acessado por meninas e meninas com idades entre 7 e 15 anos, bem como por seus pais e familiares, utilizando computadores, celulares e/ou consoles.
Ao ingressar na plataforma, o usuário conta com recursos básicos para criar seu avatar e encontrará skins que podem ser escolhidos enquanto navega nesse mundo, como por exemplo, um absorvente interno, um coágulo ou um útero.
Para promover a inovação, serão feitas visitas às escolas, visto que apenas 6% das meninas e adolescentes têm informação correta e conhecimento adequado sobre os cuidados com a higiene menstrual.
PESQUISA NACIONAL DE GESTÃO MENSTRUAL
A primeira Pesquisa Nacional de Gestão Menstrual realizada pela Essity, em parceria com a Menstruación Digna e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) constatou que 69% das mulheres entrevistadas afirmaram ter pouca ou nenhuma informação quando menstruaram pela primeira vez.
O estudo também identificou que apenas 16% das jovens afirmaram ter conhecimento preciso sobre o ciclo menstrual e somente 5% das famílias conversaram sobre o assunto com seus filhos. Nesse contexto, a Saba decidiu imergir no metaverso e criar o videogame V-Land, com conteúdo educativo sobre esse processo.
“Das pessoas que entrevistamos, 90% concordam que tudo relacionado à menstruação deve ser um assunto para meninos e meninas, independentemente do sexo. Se crescermos sabendo que todas as pessoas podem ser abertas e conhecer essas questões, com elas poderemos evitar tabus no futuro”, comentou Mariana Salguero, gerente de Marketing da Saba.
A pesquisa também revelou que seis em cada dez pessoas entrevistadas gostariam de não menstruar devido aos problemas que isso pode gerar.