NotíciasPapel Marrom

Klabin recebe o certificado FSC para o produto lignina

O selo de sustentabilidade FSC é pré-requisito para vendas de diversos produtos florestais, além atestar as boas práticas de manejo florestal

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do país, foi a primeira empresa brasileira a receber certificação FSC (Forest Stewardship Council, na sigla em inglês), que atesta a sustentabilidade de sua lignina kraft de pinus, um subproduto do processo de obtenção de celulose que começa a ser usado em aplicações de maior valor agregado.

A companhia recebeu o selo da Apcer Brasil, prestadora de serviços de certificação, auditoria e educação.

O coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Klabin, Marcelo Muguer, explica que a lignina vem sendo pesquisada há cinco anos. Um dos principais componentes da madeira, a lignina é usada na produção de vapor e energia nas fábricas de celulose, mas demonstrou alto potencial de substituição de materiais de origem fóssil.

“A lignina kraft de pinus é uma excelente solução para a geração de energia limpa e produtos mais sustentáveis para nosso dia a dia”, afirmou Muguer. A Klabin opera uma planta piloto de lignina kraft, com capacidade de geração de uma tonelada do composto por dia.

O selo de sustentabilidade FSC é pré-requisito para vendas de diversos produtos florestais, em especial, para o mercado europeu, além atestar as boas práticas de manejo florestal.

Segundo a diretora executiva da Apcer Brasil, Alessandra Gaspar Costa, a obtenção da certificação da cadeia de custódia da lignina kraft de pinus é resultado de um processo contínuo de inovação pela Klabin, que é considerada referência mundial no setor.

Fonte
Valor Econômico
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo